Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Perigeu da Lua gigante entre o Canadá e Rússia é mostrado em vídeo #boato

Perigeu da Lua gigante entre o Canadá e Rússia é mostrado em vídeo #boato

Lua no Ártico (entre a Rússia e o Canadá) fica gigante e cobre o Sol, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o fenômeno da Lua chamado Perigeu entre o Canadá e a Rússia. No vídeo, a Lua fica gigante, causa um eclipse solar e desaparece.

Como já falamos algumas vezes, “vídeos incríveis” são um prato cheio para fake news na internet. Mais do que isso, são um prato cheio para fake news que, periodicamente, viralizam por aí. É o caso da história que mostra um suposto fenômeno incrível na Lua.

Nas imagens, a Lua parece se deslocar em uma velocidade incrível próximo à superfície da Terra. Em um certo momento, o satélite fica entre o nosso planeta e o Sol e causa um eclipse. Depois, desaparece. As imagens são acompanhadas de mensagens que o “fenômeno da Lua gigante” seria o perigeu. Leia:

Imagina que estás num lugar entre o Canadá e a Rússia e que, de repente e por apenas 30 segundos, a lua aparece em todo o seu esplendor e desaparece diante dos teus olhos. Mas ainda mais impressionante e por apenas 5 segundos, acontece logo a seguir um eclipse total do sol. Inédito e espectacular!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo filmado em tempo real. É o chamado PERIGEU, o fenómeno em que a proximidade da Lua é tão evidente que, de repente, percebemos a grande velocidade a que a Terra se movimenta, sem que nunca nos tenhamos apercebido disso, antes. A lua vista do Círculo Polar Ártico, entre a Rússia e o Canadá, dura apenas alguns segundos, mas vale a pena assistir. É uma visão espectacular. Parece que Lua vai colidir com a Terra…

Perigeu da Lua gigante entre o Canadá e Rússia é mostrado em vídeo?

O vídeo é impressionante e, justificadamente, foi muito compartilhado em redes sociais. Porém, não é real. Mais do isso: já foi desmentido no Boatos.org neste ano. O único elemento novo é a descrição do fenômeno como “perigeu”. Como o desmentido de outrora vale (quase todo) para hoje, relembre o que escrevemos:

A mensagem e o histórico já nos chama muita atenção. O texto que acompanha o vídeo tem características como ser vago, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que corrobore com o vídeo. Para além disso, mensagens como essa são um clássico em termos de fake news. Já desmentimos histórias de “girafas saltitantes de trampolim”, “trem-bala a 4.800 Km/h” e “sistema antimíssil de Israel”.

Em todos os casos citados, os vídeos não passavam de uma animação gráfica. No de hoje, também. Ao buscar por qualquer informação sobre o fenômeno (que seria cientificamente improvável e com certeza viraria notícia se fosse real) que teria ocorrido no “Ártico, entre o Canadá e a Rússia” (uma referência, inclusive, um tanto quanto ampla), nada encontramos. Ao contrário, encontramos desmentidos.

Na Índia, o fake circulou tanto que três sites (aqui, aqui e aqui) acabaram desmentido a informação. Todos apontaram que o perfil HoaxEye, no Twitter, havia encontrado a verdadeira fonte do vídeo. Trata-se de um trabalho artístico publicado no perfil do TikTok alekset__nz. Na página, é possível ver diversos vídeos de animações como esse (veja o original abaixo).

@aleksey__nz##moon ##foryoupage ##cosmos ##2021 ##Odessa ##space♬ оригинальный звук – AlEkSeY

Agora, a parte que falta. Ao contrário do que sugere a mensagem, o Perigeu não tem relação com as imagens. Apesar de o fenômeno (como aponta este link) significar o ponto em que a Lua está mais próxima da Terra, o “próximo” não é o suficiente para “sentirmos a velocidade da Terra”. A Lua continua como se tivesse “parada”. Apenas está um pouco mais próxima.

Resumindo: é falso que um vídeo mostra uma Lua gigante se aproximando da Terra ou que as imagens são do “perigeu”. Na realidade, as imagens são de um “fenômeno” chamado computação gráfica (que, em alguns casos, também é incrível).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso