Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Lua no Ártico (entre a Rússia e o Canadá) fica gigante e cobre o Sol, mostra vídeo #boato

Lua no Ártico (entre a Rússia e o Canadá) fica gigante e cobre o Sol, mostra vídeo #boato

Lua no Ártico (entre a Rússia e o Canadá) fica gigante e cobre o Sol, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que a Lua fica gigante por 30 segundos e cobre o Sol por cinco segundos. Eclipse ocorreu entre a Rússia e o Canadá.

O fenômeno da “superlua” (que misturou um eclipse total com a aproximação da órbita lunar da Terra) chamou atenção de muitas pessoas e rendeu imagens lindas mundo afora. Só que, em meio a fotos lindas, um vídeo chamou atenção.

Nas imagens, a Lua se aproxima rapidamente da Terra e fica em um tamanho gigante. Depois disso, ela encobre o Sol e provoca um eclipse solar por cerca de cinco segundos. Junto com o vídeo (que pode ser visto abaixo), mensagens apontam que se trata de um fenômeno filmado no Ártico “entre o Canadá e a Rússia”. Leia as mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Imagine sentar-se neste lugar durante o dia (entre a Rússia e o Canadá, no Ártico), quando a lua aparece deste tamanho grande por 30 segundos e, depois de bloquear o sol por 5 segundos, desaparece. Perfeição de Deus!! Versão 2: Eclipse No Ártico entre Rússia e o Canadá a Lua fez um trajeto de 30 segundos bloqueando o Sol Neste video veremos o eclipse No Ártico entre Rússia e o Canadá a Lua fez um trajeto de 30 segundos bloqueando o Sol por 5 segundos, incrivel

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vídeo mostra Lua no Ártico (entre a Rússia e o Canadá) gigante e cobrindo o Sol?

As imagens não demoraram a se espalhar por diversos locais do mundo (inclusive no Brasil). Porém, não é verdade que a Lua fez a incrível trajetória mostrada no vídeo. Apesar do fenômeno da superlua, o vídeo não passa de uma animação gráfica (muito bem feita, por sinal).

A mensagem e o histórico já nos chama muita atenção. O texto que acompanha o vídeo tem características como ser vago, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que corrobore com o vídeo. Para além disso, mensagens como essa são um clássico em termos de fake news. Já desmentimos histórias de “girafas saltitantes de trampolim”, “trem-bala a 4.800 Km/h” e “sistema antimíssil de Israel”.

Em todos os casos citados, os vídeos não passavam de uma animação gráfica. No de hoje, também. Ao buscar por qualquer informação sobre o fenômeno (que seria cientificamente improvável e com certeza viraria notícia se fosse real) que teria ocorrido no “Ártico, entre o Canadá e a Rússia” (uma referência, inclusive, um tanto quanto ampla), nada encontramos. Ao contrário, encontramos desmentidos.

Na Índia, o fake circulou tanto que três sites (aqui, aqui e aqui) acabaram desmentido a informação. Todos apontaram que o perfil HoaxEye, no Twitter, havia encontrado a verdadeira fonte do vídeo. Trata-se de um trabalho artístico publicado no perfil do TikTok alekset__nz. Na página, é possível ver diversos vídeos de animações como esse (veja o original abaixo).

@aleksey__nz##moon ##foryoupage ##cosmos ##2021 ##Odessa ##space♬ оригинальный звук – AlEkSeY

Resumindo: a história que aponta que a Lua ficou “gigante” e encobriu o Sol no Ártico (entre o Canadá e a Rússia) é falsa. O vídeo é uma animação gráfica e não tem nada a ver com o fenômeno da superlua ocorrido nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1