Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Pedra gigante em formato de golfinho é encontrada em ilha #boato

Pedra gigante em formato de golfinho é encontrada em ilha #boato

Pedra gigante em formato de golfinho é encontrada em ilha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pessoas ficaram surpresas ao encontrar pedra gigante em formato de golfinho segurando uma bola em uma ilha.

Definitivamente, a natureza é mesmo incrível. Com suas interligações e processos que influenciam em nossas vidas, o funcionamento da natureza é perfeito. Não só pelo modo como ela reage à cada interação, mas também pelo o que ela constrói.

Diversas coisas que já vêm “prontas” da natureza podem causar sentimentos conflitantes, como espanto e admiração ou medo e encanto. Toda vez que algo surpreendente acontece na natureza ou é descoberta, diversas notícias e compartilhamentos começam a pipocar na internet.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, uma nova obra de arte feita pela natureza teria sido descoberta. Segundo a história, uma pedra gigante em formato de golfinho segurando uma bola foi encontrada em uma ilha e surpreendeu os turistas e residentes do local. “Não ignore e você terá boas notícias”, diz a mensagem.

Pedra gigante em formato de golfinho é encontrada em ilha?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A informação foi rapidamente compartilhada nas redes sociais, em especial, no Facebook e gerou espanto e admiração em muitos internautas. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação está na própria imagem que, na verdade, foi editada.

Ao se deparar com a mensagem, percebemos que ela possui diversas características de fake news na internet, como o caráter vago (a publicação não citava o nome da ilha e nem do local onde a suposta pedra teria sido encontrada, não cita o dia ou sequer o ano da descoberta e nem quem teria encontrado a pedra), alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre coisas incríveis encontradas na natureza já circulam na internet há um tempão. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a bioluminescência em ondas do mar, na Califórnia (EUA), aconteceu por causa da quarentena da Covid-19. Também a que indicava que uma foto mostraria o “Caminho ao Céu”, na Irlanda, onde as estrelas se alinham a cada 2 anos e, por fim, a que apontava que uma aranha que se esconde na praia parece obra de arte e tem veneno mortal.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a foto que acompanha a história de hoje, na verdade, é fruto de uma edição. A imagem foi feita pelo artista Martijn Schrijver, que é especialista em edição de imagens na natureza, no Photoshop. Ele compartilhou a arte no dia 26 de julho de 2020, em sua página no Instagram, e explicou como fez o trabalho. De acordo com o artista, ele adicionou a pedra em formato de golfinho e a bola que está em cima do animal. O restante da imagem é real. Na página oficial do artista, é possível ver outras edições no mesmo segmento.

Em resumo: a história que diz que uma pedra em formato de golfinho foi encontrada em uma ilha é falsa! Ao buscar pela imagem na internet, descobrimos que ela foi editada. A foto, na verdade, é trabalho do artista digital Martijn Schrijver, especialista em edição de imagens da natureza. Ele publicou a imagem em sua página do Instagram no dia 26 de julho de 2020 e explicou que adicionou a pedra em formato de golfinho e a bola que está em cima do animal, por meio do Photoshop, em uma fotografia real.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm