Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Hunters moon: dois sóis surgiram na fronteira dos EUA e Canadá #boato

Hunters moon: dois sóis surgiram na fronteira dos EUA e Canadá #boato

Confira a versão 2020 da história aqui

Boato – Dois sóis apareceram na fronteira dos EUA com o Canadá. Um é o sol e outro é a lua. O fenômeno é chamado Hunters Moon.

Fenômenos naturais sempre chamam atenção. Mais do que isso, imagens surpreendentes são (em muitas oportunidades) relacionadas ao misticismo e à religiosidade. O grande problema é que as explicações nem sempre são fidedignas ao que os olhos nos mostram.

Circula na internet uma série de imagens que seria da fronteira dos EUA com o Canadá. De acordo com o texto que circula online, seriam dois sóis em uma imagem. Um é o sol e outro é a lua. O fenômeno seria chamado de Hunters Moon. Leia o texto que circula online:

Não foi no Brasil. O fato aconteceu na fronteira entre os EUA e o Canadá, surgiram dois sóis, Sendo um, o sol real e o outro, a Lua. Este fenômeno é conhecido como Hunters Moon e acontece quando a terra troca de Eixo. A Lua e o Sol nascem ao mesmo instante e a lua reflete o brilho do sol com tanta intensidade que parece um segundo Sol.

Dois sóis apareceram na fronteira dos EUA e Canadá?

Muita gente compartilhou as imagens, que, de fato, são impressionantes, na internet. Mas será mesmo que apareceram dois sóis na fronteira dos EUA e do Canadá? A resposta é não. O texto que circula online tem diversas contradições e, mesmo sendo pequeno, está com diversas informações erradas. Vamos aos fatos.

A primeira informação errada está em relação ao local em que as fotos teriam sido capturadas. Apesar de o texto falar que “aconteceu na fronteira do Canadá e EUA”, as imagens são de situações distintas em diversos locais do mundo. Este texto do Snopes aponta que a “imagem principal do boato” foi feita em Marrocos no ano de 2008.

O segundo erro está na nomenclatura utilizada no texto. A mensagem aponta que o nome do fenômeno é “Hunters Moon”. Na realidade, Hunter’s Moon (se escreve desta forma) nada mais é do que uma nomenclatura dada à chamada Lua Sangrenta (que também já rendeu alguns boatos na internet) e não tem nada a ver com lua e sol (ou dois sóis) ao mesmo tempo.

O terceiro erro (e mais importante) está na descrição do fenômeno. O que está sendo mostrado não tem nada a ver com dois sóis no céu, lua e sol no céu e muito menos é um fenômeno raro. Na realidade, parte das imagens são resultado de uma ilusão de ótica causada pelo reflexo do sol e microcristais de gelo que estão no céu. O fenômeno é chamado sundog e, de acordo com este site, é comum. 

Outra parte das imagens apresentadas não passa de um reflexo na própria lente das câmeras. Algumas já foram utilizadas no boato sobre o planeta Nibiru. Porém, não passa de uma fraude com o reflexo da lente. Este site mostra como é feita a fraude (é só colocar um vidro em frente à câmera do celular).

Infelizmente, as imagens se espalharam com tantas fontes diferentes que não conseguimos achar quais foram “sundogs” e quais foram fraudadas. O fato é que nenhuma é de um sol e uma lua “iluminada” ao mesmo tempo. Ou seja, a historinha sobre “o Canada e EUA” e dois sóis é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.