Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Eclipse de 8 de abril de 2024 não vai causar apagão no mundo e acusações são teorias conspiratórias

Eclipse de 8 de abril de 2024 não vai causar apagão no mundo e acusações são teorias conspiratórias

Haverá um apagão de 3 dias após o eclipse de 8 de abril de 2024, diz boato (Reprodução/Facebook)

Boato – Elite mundial declarou que Terra vai passar por um apagão de 3 dias e isso deve ocorrer após o eclipse de 8 de abril de 2024

Análise

Eclipses solares são sempre muito esperados no mundo todo por sua beleza. E o próximo já tem data marcada: 8 de abril de 2024. Dessa vez, o eclipse será total (com a lua cobrindo totalmente o Sol) e será visível apenas na América do Norte.

Em meio à expectativa, uma história começou a circular nas redes sociais e causar pânico entre os internautas. De acordo com a história, a Terra vai enfrentar um apagão de 3 dias depois do eclipse de 8 de abril de 2024. Segundo a publicação, a elite mundial e satanista estaria dando sinais e declarações públicas sobre um apagão e 3 dias de escuridão na Terra. Confira:

“DE OLHOS BEM ABERTOS ! Eclipse solar de 8 de abril de 2024 Em 2024, teremos 2 eclipses solares: um total (quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol), em 8 de abril, e um anular (quando o Sol forma um anel ao redor da sombra da Lua), em 2 de outubro. A Elite Mundial ocultista  e SATANISTA adora eventos astrológicos . Sabemos que existem mensagens  subliminares, sinais e declarações públicas  da  Elite MUNDIAL  sobre  um terrível  APAGÃO  e  3  DIAS  DE ESCURIDÃO. Lembrando que estamos em uma guerra  espiritual declarada  no plano físico. Mateus 24:29-51 ― Imediatamente, após a tribulação daqueles dias, ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história não demorou muito para viralizar nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Tik Tok. E se não bastasse as publicações em português, muitos brasileiros também estão compartilhando versões dessa história em espanhol. Apesar disso, o texto apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e agora vamos te contar os motivos para não acreditar nessa narrativa. Para tanto, vamos responder as seguintes perguntas: 1) Haverá um eclipse e uma tempestade solar em 8 de abril de 2024? 2) Haverá um apagão de três dias em 8 de abril de 2024? 3) A tempestade solar causará um apagão na Terra em 2024?

Checagem

Haverá um eclipse e uma tempestade solar em 8 de abril de 2024?

Eclipse, sim! Tempestade solar? Não sabemos. No dia 8 de abril de 2024, sortudos que moram na América do Norte vão ter a oportunidade ver um raro eclipse total, quando a lua cobre totalmente o Sol. A maior visibilidade deve ocorrer nos Estados Unidos e o evento já está movimentando a rede turística da região. O próximo eclipse solar total visível na Terra só deve ocorrer em 2044.

Já as tempestades solares são constantemente monitoradas pelo Centro de Previsão do Clima Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), comandada pela Nasa. As previsões são publicadas e atualizadas diariamente. Então, ainda não existem dados públicos sobre o dia 8 de abril de 2024.

Haverá um apagão de três dias em 8 de abril de 2024?

Não existem provas sobre isso. Um eclipse solar não tem o poder de causar um apagão, quanto mais um apagão de 3 dias. O evento dura em torno de 1 hora, mas o tempo em que a lua cobre totalmente o sol dura menos de 5 minutos. O único evento capaz de causar um apagão seria uma tempestade solar de alto nível.

Mas não existem dados públicos sobre as tempestades solares em abril de 2024. Essa ideia de grandes tragédias ou desastres após um eclipse solar vem da Antiguidade, como os povos da Grécia e da Mesopotâmia. Esses povos acreditavam que os eclipses seriam capazes de anunciar tragédias. Mas hoje sabemos que isso não é verdade. Além disso, as teorias por trás da história de hoje se baseiam em conspirações, como a Nova Ordem Mundial, satanistas etc.

A tempestade solar causará um apagão na Terra em 2024?

Como já explicamos em outro desmentido aqui no Boatos.org, essas afirmações são exageradas e descabidas. Atualmente, o Sol vive seu ápice de atividade solar, que ocorre a cada 11 anos, e explosões e tempestades se tornam mais comuns. A Terra já vivenciou efeitos de explosões solares, mas que não duraram muito tempo e tudo foi normalizado em alguns minutos ou horas. Nos últimos tempos, a Terra tem sido atingida por explosões que causam apenas problemas passageiros em rádios de ondas curtas. Para completar, toda a atividade solar é constantemente monitorada. Dessa forma, caso alguma explosão mais grave aconteça, satélites podem ser redirecionados e evitar maiores problemas.

Conclusão

Fake news ❌

Terra não deve enfrentar 3 dias de apagão após o eclipse de 8 de abril de 2024. Para começo de história, toda essa narrativa se baseia em teorias conspiratórias, como Nova Ordem Mundial e satanistas, e um pouco de religião. Eclipses não são capazes de causar apagões. Essa ideia de que eclipses solares anunciam desastres e tragédias vem da Antiguidade, mas hoje sabemos que isso não existe e que os eclipses não são capazes de fazer nada, além de causar um momento de escuridão durante o dia.

Se isso não bastasse, essa ideia de que as tempestades solares podem causar o apagão também é descabida. Nos últimos tempos, a Terra tem sido atingida por explosões solares de pequeno porte que causaram problemas somente na comunicação de rádios de ondas curtas. Além disso, o Sol é constantemente monitorado. Dessa forma, se uma explosão de grande porte ocorrer, estamos preparados para evitar problemas maiores.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).