Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Terra não vai passar por um apagão de três meses por causa de explosões solares

Terra não vai passar por um apagão de três meses por causa de explosões solares

Haverá um apagão de três meses por causa de explosões solares em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Explosões solares vão causar um apagão de três meses na Terra e deixar todos no escuro e sem acesso à tecnologia.

Análise

A notícia de que, em 2024, o Sol vive o seu momento mais ativo do atual ciclo solar tem preocupado muitas pessoas. E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, as pessoas deveriam começar a se preparar para o que está por vir.

Segundo uma publicação, as explosões solares que vão ocorrer ao longo do ano vão causar um apagão que pode durar de 3 meses a 1 ano na Terra. Ainda segundo as publicações, as pessoas devem começar a estocar água e comida, pois não haverá comunicação por celular, nem rádio ou TV. Confira:

Versão 1: “COMO SOBREVIVER A UM APAGÃO DE 3 MESES!!”. Versão 2: “Finalmente resolvido o problema que está por vir. O apagão de 3 meses a um ano . (Energia infinita ). De maneira rápida e prática .kkk”. Versão 3: “Alerta!! Eu estou ouvindo isso desde do ano de 2023,para armazenar comida, que talvez vamos passar uns 3 meses sem comunicação celular,sem tv, rádio um apagão total, espero que não seja verdade. Mas temos que ficar atentos. Alguma coisa está pra acontecer no Mundo, que está muito estranho isso está”. Versão 4: “URGENTE ! ALGO MUITO GRAVE ESTÁ PARA ACONTECER NO MUNDO !”.

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

A história, rapidamente, se espalhou por diversas redes sociais, como no Facebook e no Instagram e deixou muita gente preocupada com a situação. Apesar disso, a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, fomos em busca de mais informações e vamos te responder se vale a pena acreditar nessa história ou não: 1) A Terra está passando por explosões solares? 2) Haverá um apagão de três meses por causa das explosões solares? 3) Devemos nos preparar para um apagão de três meses em 2024?

Checagem

A Terra está passando por explosões solares?

Sim. 2024 é o ano que se encerra o atual ciclo solar, que dura, aproximadamente, 11 anos. Com isso, o Sol atinge o máximo solar, isto é, a fase mais intensa das atividades solares, como as explosões. O Sol é uma estrela composta de plasma e, por isso, sua rotação ocorre de maneira diferente da Terra. Enquanto a Terra gira de maneira uniforme, a rotação do Sol ocorre em partes diferentes.

Por conta disso, a Terra possui um campo magnético bipolar (que sai do polo norte e vai até o polo sul sempre na mesma direção), enquanto o Sul possui um campo magnético que é formado a partir de diversas partes da estrela, com direções distintas. As explosões acontecem quando uma ou mais ondas do campo magnético “arrebentam” e causam uma explosão.

Quando as ondas do campo magnético ficam muito próximas umas das outras, elas bloqueiam o calor e geram manchas que aparecem em imagens. Essas regiões são mais propícias a explosões violentas e com muita energia. Conforme as ondas do campo magnético arrebentam, elas somem. Mas a cada 11 anos, o ciclo solar recomeça e o campo magnético do Sol se inverte, refazendo as ondas magnéticas, mas com a polaridade oposta.

Os cientistas acreditam que o atual ciclo solar está perto de terminar e isso deve ocorrer entre 2024 e 2025. Com isso, eles têm observado uma grande atividade do Sol. No dia 9 de fevereiro de 2024, por exemplo, uma explosão de classe X (a mais poderosa) foi registrada no Sol. Ao atingir parte da Terra, a explosão causou um blecaute em ondas curtas de rádio na América do Sul, África e na parte sul do Oceano Atlântico.

Haverá um apagão de três meses por causa das explosões solares?

É pouco provável. Por mais que o Sol esteja no ápice de suas atividades e no final do seu ciclo solar, ele é monitorado constantemente. Com isso, a Terra possui informações suficientes para se preparar para um possível problema. Por exemplo, se as informações apontam que uma região do Sol pode emitir explosões em direção aos satélites de comunicação, há a possibilidade de manejar os satélites para outra direção e até mesmo desligar parte dos componentes que podem ser afetados.

Se isso não bastasse, essa história de que a Terra vai ficar incomunicável e que as pessoas precisam se preparar não é novidade. Em 2023, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história que indicava que a Nasa teria alertado que a Terra iria ficar sem internet por 1 ano em “apocalipse na internet”. Na época, explicamos que essa possibilidade seria extremamente remota (com base em um estudo recente da própria Nasa). Além disso, também destacamos que o último grande evento solar ocorreu em 1859 e não seria tão simples assim mensurar o impacto de um grande evento nos dias de hoje.

Devemos nos preparar para um apagão de três meses em 2024?

É uma preocupação completamente exagerada e descabida. Períodos de grande atividade solar são comuns e, como alertamos anteriormente, ocorrem a cada 11 anos. Além disso, em sua maioria, a Terra já foi atingida por explosões solares e os efeitos dela não duraram muito tempo. A própria explosão que atingiu a Terra no dia 9 de fevereiro de 2024 foi breve e não causou grandes problemas.

Em geral, as explosões que têm atingido a Terra causam apenas problemas passageiros em rádios de ondas curtas. Já os problemas elétricos são causados por explosões mais poderosas, como a que ocorreu em 1859. De acordo com os dados do Centro de Previsão do Clima Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), comandado pela Nasa, não há previsão de grandes eventos nos próximos dias.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Terra vai passar por um apagão de três meses por causa de explosões solares. Para começo de história, o Sol é monitorado diariamente durante todos os dias. Se algo fosse atingir a Terra e causar problemas graves, com toda certeza a Nasa iria emitir um comunicado (o que não ocorreu).

Além disso, não é tão simples assim mensurar o impacto de um grande evento solar na Terra. Se isso não bastasse, não há indícios e nem avisos de grandes tempestades ou explosões solares nos próximos dias. E mesmo que ocorram, dado ao constante monitoramento, conseguiríamos desviar ou desligar satélites para diminuir os impactos na Terra. A orientação de estocar comida e água é totalmente descabida e apenas gera pânico (sem nenhum embasamento).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).