Flor Mahameru (Arya) do Himalaia só floresce a cada 400 anos foi encontrada #boato

Boato – A nossa geração teve o privilégio de ver a flor Mahameru (ou flor da Arya). Ela é do Himalaia e só floresce a cada 400 anos. Compartilhe a foto para todos.

Existem diversos tipos de boatos na internet. Dos mais graves até que os “mais bobos”, temos como missão desmentir todos (até porque a gente acha que ninguém gosta de ser feito de otário e acreditar em coisas que não existem). Hoje, vamos tratar de uma dessas histórias que enganaram muitos “inocentes” em redes sociais.

A “última da vez” dá conta de que uma flor chamada Mahameru (chamada em algumas versões de flor da Arya). A flor, que seria do Himalaia, teria uma peculiaridade: ela floresceria apenas de 400 em 400 anos. Mais do que isso, “coincidentemente”, a nossa geração seria a privilegiada em vê-la. Leia um exemplo de postagem que circula online:

Versão 1: E a E a flor MahaMeru do Himalaia que só da flor a cada 400 anos. Nossa geração tem o privilégio de poder vê-la. Mande para os outros também se alegraram nela. Versão 2: Flor Arya É conhecido como flor de mahameru ou flor de arya. Você pode encontrá-lo no Himalaia. Floresce uma vez a cada 400 anos. Se queremos voltar a vê-lo, temos de esperar mais 400 anos. A nossa geração tem sorte. Então eu compartilho com você. Deixe que os outros o vejam.

Flor Mahameru (Arya) do Himalaia só floresce a cada 400 anos foi encontrada?

Muita gente compartilhou de forma encantada sobre o tal fenômeno e entupiu as mensagens de bom dia do WhatsApp ou timelines do Facebook por aí. Dói no coração ser estraga prazeres, mas temos que informar que a história simplesmente é uma balela.

O primeiro motivo que nos leva a acreditar que a história é falsa está no próprio texto. Ele tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português, ter pedido de compartilhamento e não citar fontes confiáveis.

O segundo ponto que nos leva a crer que a história é falsa está no histórico desse tipo de fake. Só aqui no Boatos.org já desmentimos algumas vezes histórias de “flores raras” que se revelaram como falsas.

Já falamos da “flor em forma de mulher” que floresce a cada 20 anos, da flor do Baobá que floresce a cada 50 anos e é gigante, da flor do Panamá que só floresce no Pentecostes, da flor Sangue de Cristo que floresce só na Semana Santa e da “flor verde de Fátima”. Assim como nos outros casos, as imagens e a história foram, respectivamente, retiradas de contexto e distorcidas.

Descobrimos isso com duas buscas. A primeira foi pela história da flor Mahameru ou pela flor Arya e, pasmem, nada encontramos além da velha corrente que circula por aí. A segunda foi pela imagem. E aí descobrimos que a flor da foto não é a Mahameru, (Arya) e também não é rara.

De acordo com esse site, a flor da imagem é uma flor chamada Saguaro (Carnegiea gigantea). Ela floresce em cactos gigantes e tem como habitat área áridas (como no o México e Estados Unidos). E, claro, ela pode ser encontrada por lá em um período menor do que 400 e 400 anos.

Resumindo: a história que aponta que há uma flor chamada Mahameru (ou flor de Arya) que floresce a cada 400 anos é falsa. A flor da imagem é um Saguaro e a mensagem que circula online é mais uma “balela inocente” por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)