Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto mostra flor do Panamá (flor do Espírito Santo) que só floresce em Pentecostes #boato

Foto mostra flor do Panamá (flor do Espírito Santo) que só floresce em Pentecostes #boato

Boato – Imagem que circula na internet mostra orquídea do Panamá, conhecida como flor do Espírito Santo, que só floresce na época de Pentecostes.

Penitência, adoração e celebração. É assim que a Igreja Católica se prepara para celebrar a festa de Pentecostes. Celebrada 50 dias após a Páscoa, a festa recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Para os cristãos, o Pentecostes é uma das datas mais importantes do calendário litúrgico. Porém, ao que tudo indica, a data não é importante só por isso, mas também pelo florescimento de uma flor rara.

Uma imagem, que circula no Facebook e WhatsApp, mostra supostamente a orquídea do Panamá. De acordo com o texto que acompanha a imagem, a “orquídea do Panamá é chamada flor do Espírito Santo e só floresce na época de Pentecostes”. Leia o que diz a mensagem:

Orquídea do Panamá, conhecida como flor do Espírito Santo, só floresce na época de Pentecostes, diz boato
Orquídea do Panamá, conhecida como flor do Espírito Santo, só floresce na época de Pentecostes, diz boato

Foto mostra flor do Panamá (flor do Espírito Santo) que só floresce em Pentecostes?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É criação divina que chama né? Na verdade, não. Por mais incrível e divina que essa história possa parecer, saiba que ela passa longe de ser verdade. E se você ainda não conseguiu entender o porquê, a gente te ajuda.

Além das características básicas de boatos como pedido de compartilhamento e o conto das “flores raras”, comum em balelas online, a história apresenta três erros grotescos: o primeiro está ligado ao fato de que a flor da imagem não é uma orquídea do Panamá (ou flor do Espírito Santo). Na verdade, seu nome científico é Peristeria elata e sua aparência é bem diferente do que mostra a imagem.

A flor que está na imagem também é uma orquídea. Mas, ao contrário do que se imagina, se chama Pecteilis radiata, conhecida como orquídea garça branca, e não é típica do Panamá. A espécie é comum na China, Japão, Coreia e Rússia.

Por fim, mas não menos importante, a flor do Espírito Santo não floresce só na época do Pentecostes. Apesar de ser uma espécie rara, as flores já foram colhidas em março, setembro e outubro, como mostra este site. Ou seja, ela não floresce só em Pentecostes.

Com isso, chegamos à conclusão que alguém compartilhou a imagem e um monte de gente acreditou que seria uma “criação divina”. No fim, a imagem não é da flor do Espírito Santo e nem floresce só na época de Pentecostes. Logo, é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.