Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Forte onda de calor fará fevereiro de 2021 ser o mês mais quente da história #boato

Forte onda de calor fará fevereiro de 2021 ser o mês mais quente da história #boato

Forte onda de calor fará fevereiro de 2021 ser o mês mais quente da história, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Institutos de meteorologia como o Inmet e institutos do Chile alertam que fevereiro de 2021 será o mês mais quente da história por causa de uma onda de calor do fenômeno do equinócio.

É fato que, em algumas regiões do Brasil, o calor não tem sido fácil nos últimos dias (nada mais normal para um verão). Porém, as altas temperaturas estão ajudando um texto do melhor estilo “aumento e invento” a voltar a circular na internet.

De acordo com a mensagem, institutos de meteorologia como Inmet e alguns “institutos do Chile” teriam alertado que fevereiro de 2021 seria o mês mais quente da história. O motivo seria uma onda de calor que chegaria nos próximos dias por causa do, de acordo com a mensagem, “fenômeno do equinócio”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Atenção :Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro..A defesa civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas segundo Inmet( Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial..Muita água..Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite…E detalhe , não há previsão para um dia sequer de chuva..A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia.. Fica a dica..Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário..Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

*ATENÇÃO* O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h até as16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador. Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 3 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação. Tome banhos frios o mais freqüente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes. A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela pode derreter, está em um nível perigoso. Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa. A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada. Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação. Por favor, divulgue ao máximo Elisa Lemos

Fevereiro de 2021 terá forte onda de calor e será o mais quente da história?

Não sabemos exatamente quem é a Elisa Lemos (provavelmente, é uma pessoa que apenas compartilhou a mensagem). Se você conhece ela, é bom avisar que essa história de “fevereiro mais quente da história” é falsa e se trata de um boato já desmentido em 2019. No ano passado, o mesmo texto circulou na internet. Como o nosso desmentido da época vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Confira o desmentido em vídeo:

Vamos lá! Para começo de conversa, as publicações que apresentam a informação seguem aquele já conhecido roteiro de fake news na internet: são vagas, (muito) alarmistas, possuem erros de português e pedem por compartilhamento.

Ao contrário de outros boatos online, essa história apresentou fontes confiáveis (apesar de não terem dado link), como o Inmet e os “institutos” chilenos. Isso facilitou toda a nossa verificação. A primeira checagem foi no site do Inmet. Ao buscar pela informação no site do Instituto, não encontramos nada sobre uma possível temperatura recorde no mês de fevereiro. Além disso, no boletim sobre o verão, nada sobre o assunto é citado.

De fato, existe um alerta isolado sobre ondas de calor nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul para o final de janeiro, mas, novamente, nada que indique que as temperaturas vão quebrar recordes.

Já em relação aos “institutos chilenos”, descobrimos que a história de hoje repete um antigo boato já desmentido pela equipe do Boatos.org, que apontava que a temperatura chegaria a 55ºC em janeiro.

Além disso, o texto ainda cita o fenômeno do equinócio. O que não faz lá muito sentido, uma vez que esse fenômeno acontece somente no início do outono (em março) e da primavera (em setembro). Durante o fenômeno, o dia e a noite têm quase a mesma duração: 12 horas. Isso é explicado por conta da inclinação no eixo da Terra.

Ao buscar por mais informações sobre fevereiro ser “o mês mais quente”, nada encontramos. Vale ressaltar que é muito difícil mensurar o conceito de “mês mais quente”, por conta do tamanho do Brasil e das diferenças climáticas (pode ser o mês mais quente em um lugar, mas não em outro). Porém, se fôssemos falar em temperatura mais alta do país, teríamos o ano de 2005. No dia 21 de novembro daquele ano, na cidade de Bom Jesus, no Piauí, o Inmet registrou a temperatura de 44,7ºC.

Resumindo: a história que aponta que fevereiro de 2021 será o mês mais quente da história e que teremos uma forte onda de calor por causa de um fenômeno chamado equinócio é falsa. Trata-se de uma balela já desmentida no passado e que voltou a circular neste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: