Fevereiro será o mês mais quente da história por causa de onda de calor #boato

Boato – Inmet e instituto do Chile afirmam que fevereiro de 2019 será o mais quente da história por causa de onda de calor que chegará ao Brasil. 

Se você está no Brasil nas últimas semanas, com certeza já sentiu que o verão não veio para brincadeira. As altas temperaturas estão deixando muita gente desconfortável e em busca de opções para amenizar o calor.

Sabemos que o verão segue até o dia 20 de março e, até lá, ele ainda promete altas temperaturas, sempre exigindo certos cuidados nesse período, como a ingestão de uma quantidade adequada de líquidos e muito protetor solar.

Porém, segundo publicações nas redes sociais, em 2019, o mês de fevereiro vai atingir temperaturas nunca antes registradas. Segundo a história, a onda de calor foi confirmada pelo Inmet e institutos de meteorologia chilenos. O motivo seria o equinócio dos “próximos cinco dias”. Confira:

“Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro..A defesa civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas segundo Inmet( Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial.

Muita água..Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite…E detalhe , não há previsão para um dia sequer de chuva..A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia.. Fica a dica..Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário..Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários.

Vamos ficar atentos! O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h. 16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador. […]”

Fevereiro será o mês mais quente da história por causa de onda de calor?

Se o calor já está insuportável para muitos brasileiros, a notícia acabou deixando muita gente ainda mais preocupada. Mas será que a informação é mesmo verdadeira e devemos ficar atentos à onda de calor? Bem, atentos ao calor sempre temos que ficar. Porém, a informação é falsa.

Vamos lá! Para começo de conversa, as publicações que apresentam a informação seguem aquele já conhecido roteiro de fake news na internet: são vagas, (muito) alarmistas, possuem erros de português e pedem por compartilhamento.

Ao contrário de outros boatos online, essa história apresentou fontes confiáveis (apesar de não terem dado link), como o Inmet e os “institutos” chilenos. Isso facilitou toda a nossa verificação. A primeira checagem foi no site do Inmet. Ao buscar pela informação no site do Instituto, não encontramos nada sobre uma possível temperatura recorde no mês de fevereiro. Além disso, no boletim sobre o verão, nada sobre o assunto é citado.

De fato, existe um alerta isolado sobre ondas de calor nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul para o final de janeiro, mas, novamente, nada que indique que as temperaturas vão quebrar recordes.

Já em relação aos “institutos chilenos”, descobrimos que a história de hoje repete um antigo boato já desmentido pela equipe do Boatos.org, que apontava que a temperatura chegaria a 55ºC em janeiro.

Além disso, o texto ainda cita o fenômeno do equinócio. O que não faz lá muito sentido, uma vez que esse fenômeno acontece somente no início do outono (em março) e da primavera (em setembro). Durante o fenômeno, o dia e a noite têm quase a mesma duração: 12 horas. Isso é explicado por conta da inclinação no eixo da Terra.

Ao buscar por mais informações sobre fevereiro ser “o mês mais quente”, nada encontramos. Vale ressaltar que é muito difícil mensurar o conceito de “mês mais quente”, por conta do tamanho do Brasil e das diferenças climáticas (pode ser o mês mais quente em um lugar, mas não em outro). Porém, se fôssemos falar em temperatura mais alta do país, teríamos o ano de 2005. No dia 21 de novembro daquele ano, na cidade de Bom Jesus, no Piauí, o Inmet registrou a temperatura de 44,7ºC.

Em resumo: a história que diz que fevereiro será o mês mais quente da história do Brasil é falsa. Não existe qualquer menção ao assunto nos órgãos oficiais (Inmet). Além disso, os “institutos” chilenos citados no texto fazem parte de um boato já desmentido pela nossa equipe. Por fim, a história ainda cita que a onda de calor vai ocorrer no equinócio, o que não faz sentido algum, uma vez que ele só acontece em março e setembro. Ou seja, a história não passa de balela e não vale a pena ser compartilhada!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)