Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Fenômeno do equinócio nos atingirá nos próximos 5 dias e trará calor ao Brasil #boato

Fenômeno do equinócio nos atingirá nos próximos 5 dias e trará calor ao Brasil #boato

Boato – Fenômeno do equinócio deve atingir o Brasil em 5 dias e elevar as temperaturas até os 40°C. Período requer atenção.

O verão brasileiro traz um único pensamento à cabeça das pessoas: como sobreviver a tanto calor? As temperaturas andam nas alturas em algumas regiões, deixando muita gente desconfortável.

O fato é que alguns cuidados auxiliam a evitar problemas causados pela onda de calor e ajudam a amenizar o desconforto. Manter-se hidratado (consumindo bastante líquido ao longo do dia), usar protetor solar e manter o ambiente de casa umidificado são algumas das dicas.

Mas, de acordo com uma publicação nas redes sociais, parece que os cuidados precisarão ser redobrados. Segundo a postagem, nos próximos 5 dias, o fenômeno do equinócio deve atingir o país, elevando as temperaturas até os 40°C. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos ficar atentos! O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h. 16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador.

Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 3 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação. Tome banhos frios o mais freqüente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes. A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela pode derreter, está em um nível perigoso. Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa. A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada. Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação. Por favor, informe os outros…

Fenômeno do equinócio nos atingirá nos próximos 5 dias e trará calor?

Se o calor que anda atingindo o Brasil nas últimas semanas já tem deixado muita gente desconfortável, a notícia de que as temperaturas podem aumentar mais ainda por causa do fenômeno do equinócio causou preocupação. Mas será que a história realmente tem algum embasamento científico? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga, (muito) alarmista, possui erros de português, tem pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Segue a cartilha completa!

Se isso já seria motivo suficiente para nos fazer desconfiar dessa história, algumas pesquisas só nos fizeram ter certeza de que a história é pra lá de duvidosa. Procuramos em diversos sites especializados sobre a relação do equinócio com o aumento do calor e nada encontramos.

De fato, o fenômeno do equinócio não tem nada a ver com a onda de calor. Para quem não lembra das aulas de geografia, o equinócio acontece duas vezes ao ano: no dia do início do outono e da primavera. Nessas duas datas, o dia e a noite tem, basicamente, a mesma duração: cerca de 12 horas. Isso acontece por conta da inclinação do eixo da Terra.

Dessa forma, seria impossível o fenômeno do equinócio causar qualquer desconforto nos próximos dias, já que ele só ocorre no próximo dia 20 de março (data que marca o início do outono no Hemisfério Sul) e também não há qualquer relação entre os dias e as noites terem a mesma duração e o calor insuportável.

Por fim, o calor não está dando trégua mesmo! Porém, assim como nossa equipe já desmentiu nos últimos dias, fevereiro de 2019 não deve ser o mês mais quente da história do país.

Em resumo: a história que diz que o fenômeno do equinócio vai atingir o Brasil nos próximos 5 dias é falsa! A informação não tem lógica alguma: o equinócio só acontece em março e em setembro. Além disso, o fenômeno não tem nenhuma relação com o aumento das temperaturas. Ou seja, a história é #boato. Não compartilhe fake news!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.