Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Fenômeno do equinócio nos afetará nos próximos 5 dias (em 2021) e trará calor #boato

Fenômeno do equinócio nos afetará nos próximos 5 dias (em 2021) e trará calor #boato

Fenômeno do equinócio nos afetará nos próximos 5 dias (em 2021) e trará calor, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Nos próximos cinco dias, em 2021, teremos um forte onda de calor causada pelo fenômeno do equinócio. É por causa dele que há altas temperaturas no Brasil.

Há um dia, tivemos que desmentir novamente uma informação falsa que circula desde 2019: a que aponta que institutos de meteorologia alertaram para uma onda de calor recorde. Hoje, vamos ter que falar de mais um elemento na mensagem que está viralizando na internet: a que aponta que há um “fenômeno” que está causando muito calor.

Este fenômeno seria o do “equinócio” e faria as temperaturas dispararem nos próximos cinco dias. A mensagem ainda aponta para vários problemas com idosos e dá conselhos (valiosos, por sinal) para não sofrermos com as temperaturas. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

*ATENÇÃO* O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h até as16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador. Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 3 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação. Tome banhos frios o mais freqüente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes. A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela pode derreter, está em um nível perigoso. Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa. A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada. Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação. Por favor, divulgue ao máximo Elisa Lemos

Fenômeno do equinócio nos afetará nos próximos 5 dias (em 2021) e trará calor?

A história circulou com muita força na internet (principalmente em conjunto com a mensagem que aponta para o fevereiro mais quente da história). Porém (e assim como o outro fake), trata-se de uma balela que já desmentimos em algumas oportunidades (a primeira delas em 2019). Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que foi dito:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos lá! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga, (muito) alarmista, possui erros de português, tem pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Segue a cartilha completa!

Se isso já seria motivo suficiente para nos fazer desconfiar dessa história, algumas pesquisas só nos fizeram ter certeza de que a história é pra lá de duvidosa. Procuramos em diversos sites especializados sobre a relação do equinócio com o aumento do calor e nada encontramos.

De fato, o fenômeno do equinócio não tem nada a ver com a onda de calor. Para quem não lembra das aulas de geografia, o equinócio acontece duas vezes ao ano: no dia do início do outono e da primavera. Nessas duas datas, o dia e a noite tem, basicamente, a mesma duração: cerca de 12 horas. Isso acontece por conta da inclinação do eixo da Terra.

Dessa forma, seria impossível o fenômeno do equinócio causar qualquer desconforto nos próximos dias, já que ele só ocorre no próximo dia 20 de março (data que marca o início do outono no Hemisfério Sul) e também não há qualquer relação entre os dias e as noites terem a mesma duração e o calor insuportável.

Resumindo: a história que aponta que há um fenômeno chamado equinócio que vai causar uma grande onda de calor nos próximos cinco dias é falsa. Não passa de um boato já desmentido aqui e equinócio nada tem a ver com o calorão que algumas regiões estão enfrentando neste ano de 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: