Mar de Santos se acende pelo terceiro dia seguido em 2019 #boato

Boato – Fenômeno da bioluminescência aparece em Santos e faz mar se acender por três dias seguidos em julho de 2019. Fotos mostram o fenômeno. 

Se existe uma coisa que a internet gosta, além de histórias e vídeos bizarros, é de imagens de fenômenos surpreendentes e raros. Não é difícil, especialmente quando se tratam de boatos, encontrar histórias envolvendo fenômenos naturais.

Nos últimos dias, começou a circular no Facebook e WhatsApp imagens que teriam sido causadas pelo fenômeno da bioluminescência no mar de Santos. As fotos impressionantes mostram a água com o efeito fluorescente. De acordo com o texto, seria o terceiro dia seguido do fenômeno. Leia o que dizem as mensagens:

Versão 1: Mar de Santos se acende pelo terceiro dia seguido. Fenômeno que deixa a água azul fluorescente é conhecido como bioluminescência, a natureza no esplendor da sua beleza…É de encher os olhos de lagrimas só quem estava lá mesmo para ver,Sem palavras… FELIZ Julho de 2019.Deus abençoe. Versão 2: O mar de Santos se acende pelo terceiro dia seguido. Fenômeno que deixa a água azul fluorescente é conhecido como bioluminescência. É a natureza no esplendor da sua beleza. Seja bem vindo Julho de 2019.

Mar de Santos se acende pelo 3º dia em 2019 por causa de bioluminescência?

Muita gente ficou impressionada com as imagens e saiu as compartilhando por aí. Mas será mesmo que o mar de Santos se acendeu pelo terceiro dia em 2019? A resposta é não. Entenda os motivos.

O primeiro deles é que a própria mensagem ajuda a desmontar a farsa. Isso porque o texto carrega as principais características de boatos. É vaga, alarmista e não possui fontes confiáveis. Por sinal, essa não é a primeira vez que imagens fora de contexto são usadas em boatos na internet.

Ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nenhum vestígio da história em sites confiáveis. Com isso em mãos, resolvemos buscar pela origem das imagens e descobrimos que, de fato, são reais. Porém, não foram registradas em Santos e tampouco em 2019.

Uma delas é de Hong Kong. A foto, registrada em 2015 na costa de Hong Kong, mostra a água do mar brilhando num tom azul fluorescente. O fenômeno, chamado “Sea Sparkle”, é causado pelo escoamento de adubos e outros produtos químicos no mar.

Outras são de praias nas Ilhas Maldivas. As imagens que foram registradas pelo fotógrafo taiwanês Will Ho faz parte de um fenômeno produzido por fitoplâncton bioluminescentes (minúsculos  organismos que brilham como se fossem vaga-lumes). Também há imagens de Puerto Mosquito, em Porto Rico, na lagoa de Manialtepec em Oaxaca, México, e em outros lugares do mundo.

Por fim, vale dizer que, em 2016, o fenômeno aconteceu em Santos, como mostra esta matéria do Jornal da Orla. Apesar do episódio em 2016, não é verdade que o mar de Santos se acendeu em 2019 por causa de bioluminescência.

Resumindo: não há nenhuma foto desse episódio na lista, nem foram “três dias do fenômeno”, muito menos em julho de 2019. Ou seja, a história não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Compartilhe este artigo:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)