Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > WWF estava patrocinando o fogo na Amazônia, mostra vídeo #boato

WWF estava patrocinando o fogo na Amazônia, mostra vídeo #boato

Foi confirmado que a WWF está patrocinando o fogo na Amazônia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo confirma que a ONG WWF estava patrocinando o fogo na Amazônia. Bolsonaro estava certo.

Para quem não se lembra, um dos maiores problemas de 2019 foram os incêndios na região da Amazônia. Em meio a acusações de complacência com grileiros (inclusive em um episódio que resultou no chamado Dia do Fogo), o governo acusava sem provas ONGs de incendiarem o local.

Passados quase dois anos (tivemos incêndios graves no Pantanal e uma pandemia neste período), um vídeo voltou a circular na internet e aponta que, lá em 2019, “Bolsonaro estava certo” (geral adora isso). Leia a mensagem que circula online (não iremos colocar o vídeo aqui):

Confira o desmentido em vídeo:

CONFIRMADO: BOLSONARO ESTAVA CERTO!!! A ong WWF estava sim patrocinando o fogo na Amazônia. Teve quebra do sigilo telefônico e bancário, dos incendiarios da reserva de Alter do Chão. Divulguem bastante esse vídeo, a extrema imprensa não vai divulgar.

Vídeo mostra que WWF estava patrocinando o fogo na Amazônia?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Em meio a tudo isso, temos duas notícias para vocês, caros leitores do Boatos.org. A primeira é que essa história não é nova. A segunda é que ela foi desmentida, em dezembro de 2019 aqui mesmo no Boatos.org. Confira o que escrevemos na época:

Toda essa história surgiu em meio a acusações contra ONGs e prisão dos quatro brigadistas de uma ONG, em Alter do Chão (em Santarém, Pará). Porém, essa teoria apresenta alguns furos que colocam toda a informação em xeque.

Ao ler as publicações, por exemplo, encontramos diversas características de boatos online ao longo do texto. As mensagens apresentam caráter vago e bastante alarmista, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Outro ponto que coloca a teoria em dúvida é que as acusações apontadas no texto se embasam apenas nas acusações feitas pela polícia no dia da prisão dos brigadistas. Em um desmentido do Boatos.org, nossa equipe mostrou que a teoria da venda de fotos não é real. Além disso, muitos dos indícios apontados como provas iniciais acabaram sendo refutados. É o caso da gravação que cita “botar fogo no mato”. A frase, na verdade, é uma expressão que significa usar maconha.

Vale ressaltar que a própria WWF negou a compra de fotos de incêndios. A ONG explicou que o valor repassado à instituição dos brigadistas era de uma parceria técnico-financeira para a compra de novos equipamentos para o combate aos incêndios.

Também é importante destacar que como nenhuma acusação foi comprovada e os brigadistas não representavam um risco, todos os quatro homens foram soltos alguns dias após suas prisões. O delegado do caso, inclusive, foi afastado. Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou que o caso seja julgado pela Justiça Federal e não mais pela Polícia Civil do Pará.

O próprio MPF, inclusive, alegou não ter encontrado indícios de culpa por parte dos brigadistas e solicitou acesso ao inquérito que resultou na prisão dos quatro brigadistas.

É importante citar que, em 2020, os brigadistas foram declarados inocentes pela Justiça. Essa matéria do site O Eco é bem clara ao cravar que a Polícia Federal descartou participação de brigadistas de Alter do Chão nos incêndios da Amazônia.

Com isso: podemos cravar que a história que aponta que brigadistas mandados pela WWF foram responsáveis pelos incêndios na região da Amazônia em 2019 é falsa. Trata-se de uma boato desmentido em 2019 no nosso site e que voltou a circular neste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: