Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeos mostram momento exato do rompimento da barragem e menina se salvando em Brumadinho #boato

Vídeos mostram momento exato do rompimento da barragem e menina se salvando em Brumadinho #boato

Boato – Em um vídeo, barragem de Brumadinho aparece cedendo. Em outro, mulher ressurge em meio à lama e é salva por moradores. 

Após uma barragem da mineradora Vale se romper na última sexta-feira (25 de janeiro de 2019), a cidade de Brumadinho (MG) ficou embaixo da lama e muitas pessoas que estavam no local seguem desaparecidas.

Nos últimos dias, diversas publicações, fotos e vídeos do local do rompimento têm surgido na internet e deixando várias pessoas chocadas. Mas dois vídeos, em especial, têm chamado a atenção dos internautas e sendo massivamente compartilhados.

Um dos vídeos mostraria o momento exato em que a barragem da Vale teria se rompido. “No momento em que o colapso da barragem e mais de 450 pessoas estão faltando no #brumadinho”, diz a mensagem.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Já o outro (com direito a um fundo musical) mostra o momento em que uma mulher ressurge em meio à lama e é resgatada por moradores que acompanham os rejeitos passando pelo rio. “Olha no final do vídeo..a menina resurge… Milagre mesmo”, afirma a publicação.

Vídeos mostram momento exato do rompimento da barragem e menina se salvando em Brumadinho?

As imagens deixaram muita gente assustada e causaram verdadeira comoção nas redes sociais. Mas será que os vídeos realmente mostram os acontecimentos em Brumadinho (MG)? A resposta é não. E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de boatos online: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Além disso, quando esse tipo de tragédia ocorre, é muito comum o surgimento de vídeos e fotos sendo atribuídos ao ocorrido. Um exemplo disso foi o caso de Mariana (MG). Aqui no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu a história do vídeo que mostra animais sendo arrastados pela lama, em Brumadinho (MG).

Nossas desconfianças se confirmaram quando descobrimos a origem dos vídeos. As imagens que mostram a mulher saindo de dentro do rio cheio de lama e destroços sequer foi gravado no Brasil. O vídeo, na realidade, foi registrado no Peru e mostra a destruição causada pelas chuvas torrenciais que assolaram o país em 2017.

Já o vídeo que, supostamente, mostra a queda da barragem também não foi gravado em Brumadinho (MG). As imagens, na verdade, foram feitas durante o desmoronamento de obras de uma usina hidrelétrica no Mato Grosso. Segundo os profissionais da obra, as chuvas foram responsáveis pelo deslizamento.

Em resumo: a história que diz que vídeos da tragédia de Brumadinho (MG) mostram o momento do rompimento da barragem e de uma mulher se salvando é falsa! As imagens da mulher são do Peru e a lama foi causada por chuvas torrenciais. Já o suposto vídeo da barragem, na realidade, mostra o desmoronamento de obras de uma usina hidrelétrica no Mato Grosso. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.