Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeos da tragédia de Brumadinho mostram animais arrastados e onda de lama #boato

Vídeos da tragédia de Brumadinho mostram animais arrastados e onda de lama #boato

Boato – Vídeos mostram o momento do rompimento da barragem em Brumadinho. Eles mostram animais sendo arrastados pela correnteza de lama.

A população brasileira e o meio ambiente ainda não superaram a tragédia envolvendo o rompimento de uma barragem em Mariana (MG) há três anos e novamente um desastre semelhante aconteceu. O rompimento da barragem em Brumadinho (MG)  no último dia 25 de janeiro acaba de colocar o país em alerta. Há centenas de pessoas desaparecidas e o número de mortos aumenta.

Enquanto isso, na internet, o caso tem gerado comoção, principalmente com o compartilhamento de supostos vídeos que mostram a enxurrada de lama que vazou logo que a barragem rompeu.

As imagens mostram animais sendo arrastados pela lama e também uma onda devastadora arrastando o que vê pela frente. Confira os vídeos e as mensagens que estão acompanhando cada um:

Versão 1. Tragédia na Barragem na Mineradora em Brumadinho , Minas Gerais. Versão 2: VÍDEO CHOCANTE…DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO. Gravado por um Gringo na sede administrativa da Vale. Versão 3:E BRUMADINHO ANIMAIS SENDO LEVADO PELA CORRENTEZA APÓS ROMPIMENTO Versão 4: Rompimento da barragem la em brumadinho

Vídeos da tragédia de Brumadinho mostram animais arrastados e onda de lama?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Os bombeiros trabalham incessantemente para encontrar as vítimas da onda de lama. Nas redes sociais, a população em geral se solidariza e condena mais essa tragédia. Já os vídeos em questão estão se espalhando muito rápido, alguns compartilhamentos já somam mais de 35 mil. Mas, essas imagens realmente mostram as consequências da tragédia de Brumadinho? Não! Agora vamos explicar os detalhes.

Começando pelas mensagens que têm acompanhado os vídeos, reparem bem no quanto são vagas, completamente alarmistas e sem qualquer informação específica sobre o acontecido. São basicamente frases do tipo “postei e saí correndo”. Quanto aos vídeos, bastou que procurássemos pela origem deles para descobrir que, embora chocantes, eles não tem nenhuma relação com o recente rompimento da barragem de Brumadinho.

O primeiro deles mostra, na verdade, uma enxurrada de lama que arrastou animais depois uma chuva forte em Lavrinhas, São Paulo. O caso foi noticiado em dezembro de 2018. Já o segundo vídeo, que sequer é comentado em português, mostra o rompimento de uma barragem em Laos que aconteceu em julho de 2018. Repare bem que houve quem alegasse que o áudio em outro idioma é porque “um gringo” da Vale gravou tudo. Na hora de espalhar boataria vale inventar qualquer detalhe.

Por fim, não é só a semelhança da tragédia que o acontecido em Brumadinho tem com o rompimento da barragem  há três anos. Durante um bom tempo a internet foi inundada de imagens e vídeos que supostamente mostravam a tragédia em Mariana. Só aqui no site desmentimos diversas histórias nesse sentido.

Resumindo, esses vídeos que estão compartilhando e que mostram animais arrastados pela onda de lama após o rompimento da barragem de Brumadinho não são verdadeiros. Ou melhor, eles são, mas o que eles mostram não tem qualquer relação com a nova tragédia em Minas Gerais. Portanto é #boato, e muito ajuda quem não compartilhar desinformação e cenas tristes por aí, a realidade já é dura o suficiente.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.