Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra tremor de terra que foi sentido no litoral e interior de SP #boato

Vídeo mostra tremor de terra que foi sentido no litoral e interior de SP #boato

Vídeo mostra tremor de terra que foi sentido no litoral e interior de SP, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o tremor de terra que foi sentido no litoral e cidade do interior de São Paulo. Vídeo é do g1.

No último dia 16 de junho, um evento, por assim dizer, incomum, chamou atenção: algumas cidades do estado de São Paulo registraram tremores de terra de baixa magnitude. Felizmente, não houve maiores danos e a “vida seguiu”.

Porém, um vídeo tem circulado na internet nos últimos dias e aponta que um novo tremor teria ocorrido em cidades do estado. “Tremor de terra é sentido no litoral e no interior de SP” é a legenda do vídeo, que mostra uma reportagem da Globo seguida de imagens de pessoas caindo (aparentemente, embriagadas).

Análise da mensagem que está circulando na internet

Apesar de citar uma fonte confiável (algo que não é tão comum na internet), o conteúdo tem caráter alarmista (assim como uma clássica fake news que circula na internet). O caráter jocoso do conteúdo também deixa latente que há informações erradas (com objetivos humorísticos) sendo compartilhada.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Quando falamos em “fenômenos”, podemos fizer que não é de hoje que circulam histórias falsas na internet. Outro dia mesmo, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que apontava que iria ter um novo ciclone no Sul do Brasil. Também estamos sendo obrigados a desmentir informações falsas sobre a “chegada de um frio de Chicago” nos próximos dias na região.

Checagem do conteúdo sobre o tremor em SP e perguntas que fizemos sobre o assunto

Está na cara que o que está mostrado não é real. A partir deste ponto e pelo bem da informação (vai que alguém não entendeu, né): temos algumas perguntas a responder: 1) Houve algum terremoto “hoje” no interior e litoral de São Paulo?”. 2) De onde foram tirados os vídeos? 3) Porque raios o Boatos.org está realizando essa checagem?

Houve algum terremoto “hoje” no interior e litoral de São Paulo?

Não! Depois do registro de tremores em São Paulo em 16 de junho de 2023 (que não é considerado terremoto), não houve qualquer registro mais recente em cidades do interior e litoral do estado.

De onde foram tirados os vídeos “do tremor”?

O relato foi, inclusive, de uma matéria publicada no TikTok do Portal g1 no dia 16 de junho de 2023. Porem, há uma montagem com “vídeos aleatórios” de bêbados (ou pessoas em outra situação) retirados da internet.

Por que o Boatos.org está realizando essa checagem?

Vamos dizer que em termos de necessidade, essa história não era “prioridade zero” para ser checada. O conteúdo é jocoso e denota que é algo humorístico. Mesmo assim, recebemos pedidos de checagem para que as pessoas soubessem de quando era o vídeo do g1 e se houve, de fato, terremoto em SP. Por isso, cá estamos.

Resumindo: é falso que tenha havido um “tremor de terra hoje em São Paulo” e que o g1 tenha noticiado isso. O vídeo que está circulando é uma montagem de um vídeo do g1 de 16 de junho de 2023 com imagens aleatórias na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm