Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de onda atingindo estrada e arrastando casas não é das enchentes no RS

Vídeo de onda atingindo estrada e arrastando casas não é das enchentes no RS

Vídeo mostra enchente invadindo estrada e arrastando casas e carros no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Um vídeo de uma onda atingindo uma estrada e arrastando carros e casas é das enchentes no Rio Grande do Sul

Análise

Em meio às enchentes que têm atingido o Rio Grande do Sul, está circulando na internet um vídeo assustador. Nas imagens, carros circulam em uma rodovia quando, de repente, alguns começam a fazer um retorno. No final, uma onda gigantesca aparece arrastando casas e carros.

Junto ao vídeo, mensagens apontam que o vídeo teria sido gravado no Rio Grande do Sul em maio de 2024. “Enchente captada por câmera de segurança. Rio Grande do Sul – RS. Enchente na cidade. 04/05/2024”, diz a mensagem. Veja o vídeo:

@engenharia.com.amor #rs #enchente #alagamento #riograndedosul #engenharia ♬ 9.23Vintage Culture, Bruno Be . Ownboss – Intro R – 南辰Music&AJIMUSTANG

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

Não demorou para o vídeo (assim como outros) se espalharem na internet. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) O vídeo da enchente na estrada e arrastando carros e casos foi gravado no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul? 2) Qual é a origem das imagens que mostram carros e casas sendo arrastados por uma onda? 3) O que podemos falar sobre outros vídeos que estão circulando sobre as enchentes no Rio Grande do Sul?

O vídeo da enchente na estrada e arrastando carros e casos foi gravado no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul?

Não. Ao procurar pelo tal vídeo ou ocorrências recentes, nada encontramos em fontes confiáveis. Apesar de, de fato, as enchentes no Rio Grande do Sul causarem consequências impressionantes (inclusive arrastando casas e carros em algumas cidades), não há qualquer relação das imagens em questão.

Qual é a origem das imagens que mostram carros e casas sendo arrastados por uma onda?

Na realidade, o vídeo em questão sequer é do Brasil. As imagens são do Japão. Como mostra este vídeo, as imagens são de uma câmera de segurança da cidade de Miyako, na província de Iwate. Como mostram estes conteúdos, a cidade foi devastada pelo tsunami de 2011 no Japão. 

O que podemos falar sobre outros vídeos que estão circulando sobre as enchentes no Rio Grande do Sul?

O que não tem faltado são vídeos falsamente atribuídos à tragédia no Sul. Já desmentimos, por exemplo, um vídeo que mostra uma casa sendo invadida pela enxurrada que, na realidade, é de Goiás. Também desmentimos vídeos que foram das enchentes de setembro de 2023 no estado que estão circulando como atuais.

Ou seja: se você vir algum vídeo muito impactante sendo compartilhado como das enchentes no Rio Grande do Sul dê, no mínimo, um Google (pode ser uma busca por imagem ou descrevendo o vídeo) e veja se, de fato, ele é atual.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que o vídeo em questão seja das enchentes no Rio Grande do Sul. O vídeo que está circulando na internet é, na realidade, do tsunami do Japão em 2011. Ele não é recente e não tem qualquer relação com o Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).