Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra chuva apagando incêndios no Pantanal “hoje” (setembro de 2020) #boato

Vídeo mostra chuva apagando incêndios no Pantanal “hoje” (setembro de 2020) #boato

Vídeo mostra chuva apagando incêndios no Pantanal “hoje” (setembro de 2020), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra chuva atingindo a fazenda Santa Bianca (em Miranda, Mato Grosso do Sul) que apagou fogo das queimadas no Pantanal “hoje” (em setembro de 2020).

A situação dos incêndios na região do Pantanal tem trazido preocupações a ambientalistas e debates sobre a política do governo em relação ao meio ambiente. No mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro fez uma visita à região, começou a circular na internet uma informação que aponta que o problema “está resolvido”.

Um vídeo com imagens de uma chuva que caiu na cidade de Miranda (MS), mais exatamente na fazenda Santa Bianca, está circulando junto com uma mensagem que aponta que a chuva caiu em setembro de 2020 e “resolveu” o problema dos incêndios no Pantanal. Leia a mensagem que circula online (o vídeo vocês podem ver mais abaixo):

Versão 1: Tá dado o recado! Deus é Deus Chuva cai agora à tarde em parte do Pantanal, apagando o fogo. Fazenda Santa Bianca – Miranda – MS. Versão 2: Para desespero dos esquerdopatas chove e forte no Pantanal..… Fazenda Santa Bianca- Miranda-MS.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 3: Graças a Deus a natureza segue seu ritmo. Fosse esperar o desgoverno Bolsonaro o pantanal se transformaria num grande deserto. Chuva caiu ontem à tarde (18.09.2020), amenizando o fogo no pantanal e reiniciando novos ciclos de vidas da fauna e flora. Fazenda Santa Bianca – Miranda-MS. Versão 4: Glória a Jesus! Chuva cai e emociona quando vem, apagando o fogo no Pantanal, que inicia novos ciclos de vidas da fauna e flora. fazenda Santa Bianca- Miranda-MS

Vídeo mostrou chuva apagando incêndios no Pantanal “hoje” (setembro de 2020)?

Como foi possível ver nos comentários, teve gente favorável e contrária a Bolsonaro compartilhando o vídeo em questão por aí. O “único problema” das imagens é que elas não são de um período posterior à visita do presidente à região, em setembro de 2020 e não “resolveram” o problema das queimadas.

As mensagens, por si só, já nos causam desconfianças. Como um “bom boato”, ela tem características como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis. Além disso (como se fala nas festas de São João), o “olha a chuva, é mentira” não é tão incomum em termos de fake news.

Neste tipo de boato (como vocês pode ver em casos que citam Minas Gerais, Austrália, Mato Grosso e outros locais), é comum que vídeos antigos de chuvas sejam compartilhados como recentes (por exemplo, de ontem e de hoje). É justamente o que aconteceu.

Ao buscar pela origem do vídeo na internet, descobrimos uma publicação de 20 de agosto de 2020. Na publicação original, há a seguinte mensagem: “Obrigada Deus! Obrigada Deus! Essa chuva me fez emocionar. Apaga o fogo no pantanal e inicia novos ciclos de vidas da fauna e flora. fazenda Santa Bianca- Miranda-MS. 20/08/2020”. Assista ao vídeo original:

A mesma pessoa, quando percebeu que o vídeo viralizou, fez uma publicação corrigindo as pessoas que “erraram” na data. “Vídeo da chuva viralizou. A Chuva ocorreu no dia 20/8/2020, na fazenda Santa Bianca. Miranda/ MS”, disse. Na mesma publicação, ela disse que a região está seca novamente, mas que (como apontam previsões) há perspectiva de que chova novamente nos próximos dias.

É importante citar que a chuva na região que ocorreu em agosto de 2020 ajudou no combate à seca, mas não acabou com as queimadas. Até porque o ponto mais crítico não é a região de Miranda e sim a região do Pantanal que abrange a região de Mato Grosso.

Resumindo: apesar de existir uma perspectiva de chuva para os próximos dias, o vídeo em questão não mostra uma chuva que caiu em setembro de 2020 e acabou com o problema dos incêndios no Pantanal. O vídeo é de agosto de 2020 e, infelizmente, o problema persiste até a data de publicação deste texto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK