Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra forte chuva de granizo em Muriaé (MG) em 2020 #boato

Vídeo mostra forte chuva de granizo em Muriaé (MG) em 2020 #boato

Vídeo mostra forte chuva de granizo em Muriaé (MG) em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Chuva violenta de granizo atinge a cidade de Muriaé (MG) em 2020, assusta moradores e gera imagens impressionantes. 

O verão está indo embora, mas os estragos causados pelas fortes tempestades no Sudeste brasileiro ainda devem persistir. Em janeiro e fevereiro, a intensidade das chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo causou destruição e mortes. Em março, as chuvas voltaram e a temperatura caiu, acendendo o sinal de alerta.

Com isso, uma história impressionante começou a circular nas redes sociais. De acordo com um vídeo, uma violenta chuva de granizo teria sido registrada na cidade de Muriaé (MG). Nas Imagens é possível ver a água tomando conta de uma estrada e o granizo atingindo com força o chão, fazendo com que a água levantasse após o impacto. Confira:

Versão 1: “Forte chuva de granizo.em Muriaé.. Forte chuva de granizo que assustou a população de cidade mineira..”. Versão 2: “chuva de pedras em muriaé esta feio a coisa”. Versão 3: “Em Muriaé MG ontem a tarde uma forte chuva de granizo com pedras grandes”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vídeo mostrou forte chuva de granizo em Muriaé (MG) em 2020?

Como já destacamos anteriormente, as imagens são impressionantes e causaram pânico nas redes sociais. Mas será que o vídeo realmente mostra uma forte chuva que atingiu Muriaé (MG)? Não!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias relacionadas a vídeos de tempestades retirados de contexto.  Temos alguns exemplos, como o caso que dizia que um vídeo mostraria um temporal na manhã de 2020, Manhuaçu (MG). Também o que indicava que um vídeo teria registrado uma chuva de granizo do tamanho de uma bola de tênis, na Austrália, ontem e, por fim, o que apontava que um vídeo teria mostrado uma chuva de granizo em um shopping de Maringá (Botucatu).

Decidimos investigar mais detalhes dessa história sobre a chuva de granizo em Muriaé (MG) e não encontramos nada. Ao investigar mais a fundo o vídeo, descobrimos que as imagens são reais, porém não são de Muriaé (MG), mas sim de Istambul, na Turquia.

A tempestade de verão ocorreu em julho de 2017, na cidade turca. O ocorrido deixou pessoas feridas e ruas inundadas. De acordo com reportagens, as pedras de granizo tinham o tamanho de uma bola de golfe.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra uma violenta chuva de granizo em Muriaé (MG) é falsa! O vídeo, de fato, é real, mas não foi gravado no Brasil e não é recente. As imagens foram feitas em Istambul, na Turquia, durante uma tempestade de verão, em 2017. Ou seja, apenas balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p