Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que mostra Cataratas do Iguaçu cheias não foi gravado após enchentes no Rio Grande do Sul

Vídeo que mostra Cataratas do Iguaçu cheias não foi gravado após enchentes no Rio Grande do Sul

Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu com cheia recorde após enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – As Cataratas do Iguaçu tiveram uma cheia recorde após enchentes no Rio Grande do Sul e vídeo mostrou tudo.

Análise

As chuvas no Rio Grande do Sul estão causando comoção em todo o país. Talvez por isso que um vídeo atribuído às Cataratas do Iguaçu esteja viralizando com força nos últimos dias.

As imagens mostram uma correnteza fortíssima nas Cataratas do Iguaçu. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que a gravação foi feita nesta semana e o local passou por uma cheia recorde por conta das chuvas no Rio Grande do Sul. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: Brasil Cataratas do Iguaçu Versão 2: CATARATAS DO IGUAÇU As imagens impressionantes mostram as cataratas do Iguaçu completamente cheias numa circulação de águas sem precedentes. Segue o perfil! Versão 3: E assim ficam as Cataratas do Iguaçu quando inflamadas pela enchente. #ChuvasRS #ChuvasIntensasNoRS #Enchentes

Versão 4:Irreconhecível: Vazão das cataratas do Iguaçu atinge nível máximo; VEJA VÍDEO Viralizou nas redes um vídeo impressionante das águas do rio Iguaçu, no Paraná. As chuvas tem castigado bastante as cidades da região Sul do país.

Checagem

O vídeo é impactante. Por outro lado, é manjado. Já foi utilizado em outras duas fake news desmentidas no Boatos.org (em 2019 e 2023). Vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que as Cataratas do Iguaçu tiveram cheia recorde por causa das chuvas no Rio Grande do Sul? 2) O vídeo foi gravado em 2024 e é consequência das enchentes no Rio Grande do Sul? 3) De quando é o vídeo que mostra as Cataratas do Iguaçu cheias?

É verdade que as Cataratas do Iguaçu tiveram cheia recorde por causa das chuvas no Rio Grande do Sul?

Não. Apesar de a história ter sido compartilhada por diversos perfis e até sites (de caráter mais conservador), é falso que houve uma cheia recorde nas Cataratas do Iguaçu por causa das chuvas no Rio Grande do Sul. O próprio parque fez uma postagem apontando que há alta na vazão (o comum é de 1,5 milhão de litros de água por segundo e está em 8,5 milhões de litros de água por segundo), mas que o parque está funcionando normalmente:

A vazão das @cataratasdoiguacu está em 8 milhões e 350 mil litros por segundo neste sábado, 4 de maio. O parque está funcionando normalmente, com a passarela, trilha e todos os mirantes liberados! Especialmente neste domingo, 5 de maio, o parque abre das 12h às 16h, devido à realização da Meia Maratona das Cataratas. A partir de segunda-feira, 6 de maio, voltaremos ao funcionamento normal, a partir das 9 horas.

O vídeo foi gravado em 2024 e é consequência das enchentes no Rio Grande do Sul?

Não. Como falamos, o vídeo em questão já circulou em outras oportunidades de forma errada. Tanto em 2019 como em 2023, o Boatos.org apontou que, na realidade, as imagens eram mais antigas ainda. Com isso, podemos inferir que o vídeo também não é de 2024.

De quando é o vídeo que mostra as Cataratas do Iguaçu cheias e quando foi o recorde?

O vídeo, conforme apontamos em outras postagens é, na realidade, de 2014. Na ocasião do desmentido do Boatos.org de 2019, falamos que a própria assessoria das Cataratas do Iguaçu desmentiu a fake news. Eles, ainda, postaram o vídeo da época. Por sinal, a cheia recorde é da ocasião, quando o volume chegou a 46 milhões de litros de água por segundo. Veja:

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que viralizou mostre uma cheia nas Cataratas do Iguaçu ocorrido nesta semana. O vídeo é de 2014 e também é falso que o local tenha quebrado o recorde de vazão de água por conta das enchentes no Rio Grande do Sul.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).