Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu com a maior vazão da história em 2023 #boato

Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu com a maior vazão da história em 2023 #boato

Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu com a maior vazão da história em 2023, diz baoto (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram como estão as Cataratas do Iguaçu. Maior vazão da história foi registrada agora em 2023.

As chuvas no Brasil geraram comoção nos últimos dias. A tragédia no litoral de São Paulo também gerou um alerta para a população. Neste sentido, um vídeo começou a viralizar na internet como se fosse recente.

Nas imagens, as Cataratas do Iguaçu estão com um volume imenso de água. Junto ao vídeo, que dá a entender que é recente, é dito o seguinte: “CATARATAS DO IGUAÇU COM A MAIOR VAZÃO DA HISTÓRIA”. Assista ao vídeo em questão:

Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu com a maior vazão da história em 2023?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e, claro, sair chamando atenção por aí. Porém, o vídeo em questão é antigo e não há qualquer registro de que as Cataratas do Iguaçu tenham registrado a maior vazão da história em 2023.

O vídeo em questão já foi utilizado em outra fake news desmentida pelo Boatos.org em 2019. Relembre o que escrevemos a respeito do assunto na época:

A mensagem e a pauta já nos causaram desconfiança. A mensagem, assim como em tantos outros casos de boatos online, é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis (uma das versões chega a citar o WhatsApp como fonte). Já a pauta “vídeos incríveis com mensagem” é um constante de balelas.

Com base nessa desconfiança, fomos procurar mais detalhes sobre o assunto. Descobrimos três coisas. 1) É fato que as Cataratas do Iguaçu estão com um volume de águas acima do normal. 2) O vídeo é, na realidade, de 2014. 3) Mesmo com um volume acima do normal, o nível de 2019 é bem menor do que o nível de 2014. Descobrimos isso graças a uma nota da própria assessoria de comunicação das Cataratas do Iguaçu. Leia:

É FAKE NEWS!!!! Começou a circular nesta sexta-feira, 31 de maio, um vídeo das Cataratas do Iguaçu, gravado em 2014. Os autores das publicações mentem e desinformam mencionando que o vídeo é desta semana.

Não compartilhe fake news. Ajude a divulgar a verdade. A vazão nesta semana é de 3 milhões de litros por segundo, como vocês podem ver no vídeo História – Vídeo registrado em junho de 2014, por nossa equipe aqui nas Cataratas do Iguaçu, quando atingimos uma vazão de 40 milhões de litros por segundo.

Vale apontar que, apesar das fortes chuvas em São Paulo, é falso que as Cataratas do Iguaçu tenham registrado a maior vazão da história agora em 2023. O recorde foi quebrado em outubro do ano passado e foi registrado pela mídia.

Resumindo: é falso que as Cataratas do Iguaçu quebraram o recorde de vazão agora em 2023 e que o vídeo em questão mostre isso. O vídeo é de 2014 e o recorde foi registrado em 2022. Ou seja: a mensagem que está circulando está, no mínimo, duplamente errada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso