Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra Jacaré em praia no RJ e outros locais do Brasil #boato

Vídeo mostra Jacaré em praia no RJ e outros locais do Brasil #boato

Boato – Vídeo mostra jacaré nadando no mar em uma praia no Brasil. Versões mostram ele no RJ, AL, SE, MA, PR e outros locais.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma história que circulava na internet. Ela dava conta que um jacaré havia sido flagrado na praia de Santos. Passados alguns dias, um detalhe deixou o nosso desmentido desatualizado: depois de ser compartilhada como se tivesse acontecido em Santos, a história “de pescador” havia se espalhado por diversos locais do Brasil.

Pelo nosso levantamento, vimos histórias falando que o animal teria sido filmado na praia da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), Praia do Saco (Sergipe), Araçagy (Maranhão), Maceió (Alagoas), Guaratuba (Paraná) e outras versões de Santos. Leia:

1) JACARÉ É VISTO POR BANHISTAS NA PRAIA DO SACO. FONTE: WHATSAPP. 2) Jacaré encontrado na beira da Praia do Araçagy! (Segundo informações). 3) Jacaré na praia em Maceió. 4) A reportagem do Guaratuba Notícias recebeu esse vídeo de um internalta. Segundo informações esse local é a barra do saí. A relatos de moradores que ha um Jacaré no rio saí, seria o mesmo que foi filmado na praia da barra do saí?5) Barra da Tijuca/Rio de Janeiro – Jacaré hoje a tarde 16:30 em frente ao restaurante Toca da Traíra !!! 03 07 2017 !!!!

Vídeo mostra Jacaré em praia no RJ, AL, SE, MA, PR e outros locais do Brasil?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente que viu as “novas versões” da história acreditou que um jacaré apareceu no Brasil. Mas será mesmo que isso é verdade? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A explicação de por que a história é falsa já foi mostrada no nosso texto do “jacaré de Santos”. Só para recapitular. 1) O animal não é um jacaré. Jacarés não vivem no mar e uma especialista falou que se trata de um crocodilo. 2) Crocodilos não habitam o Brasil. Isso elimina a hipótese de ser uma praia daqui.

A segunda “novidade” do nosso texto (além dos inúmeros locais em que o jacaré teria aparecido) é o local do vídeo original. Na postagem sobre o “jacaré de Santos”, falamos que um vídeo semelhante havia circulado na Austrália, mas que não dava para cravar que era o mesmo.

Com a ajuda da leitora Valéria Gaspar chegamos ao primeiro registro, de fato, do vídeo. Nas redes sociais, a primeira postagem relacionada ao vídeo é do dia 1º de julho. Nela, um homem fala de forma indignada dos crocodilos na região. Leia:

Hoy en Bajamar. Una amiga lo vio. Si quieren proteger animales de estos deben de tenerlos en el puente de tarcoles. Estan esperando una tragedia p hacer algo.

Na manhã do dia 3 de julho (antes da história chegar ao Brasil), o site do Telenoticias7 (jornal da Costa Rica) publicou que as imagens haviam sido feitas por um turista.

A notícia não ganhou tanta repercussão local porque é comum que crocodilos aparecerem em praias do Pacífico na Costa Rica, principalmente no período de cheias. Veja o que um especialista falou na matéria:

Según indica el Área de Conservación Pacífico central, el aumento en las lluvias desata la locura de los machos por buscar hembras debido a que es época de apareamiento. Los bañistas deben tener mucho cuidado.

Estos cocodrilos habitan los ríos Grande de Tárcoles y Parrita por lo que las playas aledañas como Bajamar, Tivives, Guacalillo, Doña Ana, Puntarenas, Punta Leona, Jacó, Hermosa y Esterillos son las más expuestas a ver este tipo de reptiles.

Depois disso, o vídeo começou a circular em sites de língua espanhola até que alguém teve a “bela ideia” de publicar como se a filmagem tivesse sido feita no Brasil (em Santos). O resto da história você já sabe.

Resumindo: reiteramos que a história que aponta que um jacaré apareceu em praias brasileiras é falsa. O animal é, na verdade, um crocodilo e apareceu em uma praia da Costa Rica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.