Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jacaré é filmado nadando na praia de Santos (SP) #boato

Jacaré é filmado nadando na praia de Santos (SP) #boato

Boato – Um jacaré foi filmado nadando no mar. Gravação foi feita na praia do Posto 5, em Santos, no litoral de São Paulo.

As praias do Brasil afora são, sem dúvidas, um dos melhores destinos para quem deseja relaxar e viajar. Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao entrar no mar (como conhecer bem o local em que se está mergulhando e ter prudência ao se banhar) para não se afogar. Só que, de acordo com um vídeo que circula na internet, os perigos podem ser maiores ainda em Santos (SP).

Um vídeo mostra um jacaré gigante nadando na praia. De acordo com mensagens que acompanhavam a filmagem, o caso teria acontecido em Santos. Leia textos que circulam online:

OLHA O QUE APARECEU NA PRAIA DE SANTOS CANAL 5…AGORA A POUCO…. SIM…UM JACARÉ GENTE. 😱😱😱😱

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Crocodilo ou jacaré na praia em Santos !! Canal 5 hoje dia 03-07 Algo muito errado com nosso ecossistema…

MEU DEUS DO CÉU…. VEJA ESSE VÍDEO E TIRE AS CONCLUSÕES DO QUE APARECEU NA PRAIA CANAL 5…AGORA A POUCO…. SIM…UM JACARÉ GENTE…

Jacaré é filmado nadando na praia de Santos (SP)?

Muita gente ficou espantada com a tal história do jacaré em Santos. Porém, pode ficar tranquilo se a cidade paulista for o seu próximo destino. Sim, porque a filmagem não foi feita no Brasil. Vamos aos fatos.

Para começar, a chance de ser um jacaré no vídeo é ínfima. Isso acontece porque jacarés não vivem no mar. O habitat do animal é a água doce. Sendo isso, se o bicho estivesse na água salgada não duraria muito tempo. De acordo com este texto, jacarés conseguem viver algumas horas no mar.  

O segundo ponto que denuncia a farsa está no fato de nenhuma autoridade ambiental de Santos ter recebido qualquer ocorrência sobre o aparecimento do jacaré. Esta matéria do site do jornal A Tribuna mostra que nem Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Gremar, Polícia Ambiental ou Corpo de Bombeiros receberam ocorrências. Mais do que isso: uma bióloga afirmou que não se trata de um jacaré.

Ok. Já sabemos que não se trata de um jacaré e nem aconteceu em Santos. Podemos adicionar mais uma informação: também não aconteceu no Brasil. O animal que está no vídeo é um crocodilo (espécie que pode sobreviver na água salgada) e crocodilos não são encontrados em nosso país.

Vasculhando pela internet, encontramos alguns vídeos de aparições de crocodilos similar ao que viralizou no Brasil. Um deles mostra a aparição do animal na praia de Darwin, na Austrália. Mesmo sendo semelhantes, não conseguimos achar o mesmo vídeo. Atualizado em 06/07: encontramos a origem do vídeo. Ele é da Costa Rica. Confira neste texto. 

Resumindo: já sabemos que a mensagem que circula online é falsa. Nem foi filmada em Santos, nem no Brasil e nem se trata de um jacaré. Só nos falta saber em que local foi feita a filmagem. Ajuda aí gente.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Milene Machado e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.