Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra Jacaré em praia no RJ e outros locais do Brasil #boato

Vídeo mostra Jacaré em praia no RJ e outros locais do Brasil #boato

Boato – Vídeo mostra jacaré nadando no mar em uma praia no Brasil. Versões mostram ele no RJ, AL, SE, MA, PR e outros locais.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma história que circulava na internet. Ela dava conta que um jacaré havia sido flagrado na praia de Santos. Passados alguns dias, um detalhe deixou o nosso desmentido desatualizado: depois de ser compartilhada como se tivesse acontecido em Santos, a história “de pescador” havia se espalhado por diversos locais do Brasil.

Pelo nosso levantamento, vimos histórias falando que o animal teria sido filmado na praia da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), Praia do Saco (Sergipe), Araçagy (Maranhão), Maceió (Alagoas), Guaratuba (Paraná) e outras versões de Santos. Leia:

1) JACARÉ É VISTO POR BANHISTAS NA PRAIA DO SACO. FONTE: WHATSAPP. 2) Jacaré encontrado na beira da Praia do Araçagy! (Segundo informações). 3) Jacaré na praia em Maceió. 4) A reportagem do Guaratuba Notícias recebeu esse vídeo de um internalta. Segundo informações esse local é a barra do saí. A relatos de moradores que ha um Jacaré no rio saí, seria o mesmo que foi filmado na praia da barra do saí?5) Barra da Tijuca/Rio de Janeiro – Jacaré hoje a tarde 16:30 em frente ao restaurante Toca da Traíra !!! 03 07 2017 !!!!

Vídeo mostra Jacaré em praia no RJ, AL, SE, MA, PR e outros locais do Brasil?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Muita gente que viu as “novas versões” da história acreditou que um jacaré apareceu no Brasil. Mas será mesmo que isso é verdade? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A explicação de por que a história é falsa já foi mostrada no nosso texto do “jacaré de Santos”. Só para recapitular. 1) O animal não é um jacaré. Jacarés não vivem no mar e uma especialista falou que se trata de um crocodilo. 2) Crocodilos não habitam o Brasil. Isso elimina a hipótese de ser uma praia daqui.

A segunda “novidade” do nosso texto (além dos inúmeros locais em que o jacaré teria aparecido) é o local do vídeo original. Na postagem sobre o “jacaré de Santos”, falamos que um vídeo semelhante havia circulado na Austrália, mas que não dava para cravar que era o mesmo.

Com a ajuda da leitora Valéria Gaspar chegamos ao primeiro registro, de fato, do vídeo. Nas redes sociais, a primeira postagem relacionada ao vídeo é do dia 1º de julho. Nela, um homem fala de forma indignada dos crocodilos na região. Leia:

Hoy en Bajamar. Una amiga lo vio. Si quieren proteger animales de estos deben de tenerlos en el puente de tarcoles. Estan esperando una tragedia p hacer algo.

Na manhã do dia 3 de julho (antes da história chegar ao Brasil), o site do Telenoticias7 (jornal da Costa Rica) publicou que as imagens haviam sido feitas por um turista.

A notícia não ganhou tanta repercussão local porque é comum que crocodilos aparecerem em praias do Pacífico na Costa Rica, principalmente no período de cheias. Veja o que um especialista falou na matéria:

Según indica el Área de Conservación Pacífico central, el aumento en las lluvias desata la locura de los machos por buscar hembras debido a que es época de apareamiento. Los bañistas deben tener mucho cuidado.

Estos cocodrilos habitan los ríos Grande de Tárcoles y Parrita por lo que las playas aledañas como Bajamar, Tivives, Guacalillo, Doña Ana, Puntarenas, Punta Leona, Jacó, Hermosa y Esterillos son las más expuestas a ver este tipo de reptiles.

Depois disso, o vídeo começou a circular em sites de língua espanhola até que alguém teve a “bela ideia” de publicar como se a filmagem tivesse sido feita no Brasil (em Santos). O resto da história você já sabe.

Resumindo: reiteramos que a história que aponta que um jacaré apareceu em praias brasileiras é falsa. O animal é, na verdade, um crocodilo e apareceu em uma praia da Costa Rica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.