Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra carretas carregadas de bois na fazenda do Lula em São Félix do Xingu (PA) #boato

Vídeo mostra carretas carregadas de bois na fazenda do Lula em São Félix do Xingu (PA) #boato

Vídeo mostrou carretas carregadas de bois na fazenda do Lula em São Félix do Xingu (PA), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em São Félix do Xingu (PA), diversos caminhões transportando gado de fazenda do ex-presidente Lula são flagrados em vídeo.

Confira a versão 2021 do desmentido aqui

A soltura do ex-presidente Lula, em 2019, foi um dos assuntos mais comentados do ano. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a prisão em segunda instância possibilitou a soltura de Lula.

Com isso, as fake news sobre o ex-presidente (que tinham diminuído durante o período na prisão) voltaram com força total.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

E 2020 nem bem começou, mas o nome de Lula já figura entre os boatos online. De acordo com uma história que está circulando desde o final de 2019, um vídeo mostraria imagens de diversos caminhões para tirar bois da suposta fazenda de Lula, em São Félix do Xingu (PA).

Confira o desmentido em vídeo:

É DINHEIRO ROUBADO D+++ DO BRASIL E DO POVO QUANTIDADE ABSURDA, 85 CARRETAS CARREGADAS DE BOIS. FAZENDA DO LULA NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGÚ ESSA SEMANA. SAINDO BOI. E AINDA VAI SOBRAR 40 MIL BOI PARA CONFINAMENTO. FAZENDA COM 146 MIL ALQUEIRES.

Vídeo mostrou carretas carregadas de bois na fazenda do Lula em São Félix do Xingu (PA)?

A informação causou revolta em muitas pessoas contrárias ao ex-presidente Lula. Mas será que essa história de que diversos caminhões teriam ido buscar bois na fazenda de Lula é verdade? Não é e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Ao ler as mensagens, logo ficamos desconfiados. Isso porque a história apresenta diversas características de boatos, como o caráter vago e alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, essa história de fazendas atribuídas ao ex-presidente Lula ou a seus filhos é antiga. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas fake news sobre o assunto, como a que dizia que Lulinha estaria tirando gado de sua fazenda, no sul do Pará. Também o caso que apontava que Lula e Lulinha teriam comprado a Fazenda Grendene por R$90 milhões e, por fim, o que indicava que Lula seria dono da Fazenda Santa Bárbara e de 800 mil cabeças de gado.

Em relação ao vídeo, não sabemos se ele é de São Félix do Xingu (PA), mas temos a certeza de que a fazenda que aparece nas imagens não pertence a Lula. Inclusive, o vídeo circula sem identificação há alguns anos na internet. Por fim, é importante destacar que no patrimônio de Lula bloqueado pela Justiça não consta nenhuma fazenda na cidade.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostrou diversos caminhões levando bois da fazenda de Lula, em São Félix do Xingu (PA) é falsa! Além disso, o vídeo já circula sem identificação há anos na internet. Ou seja, é apenas #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36oLGIe