Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra 40 mil bois em carretas na fazenda de Lula em São Félix do Xingu (PA) #boato

Vídeo mostra 40 mil bois em carretas na fazenda de Lula em São Félix do Xingu (PA) #boato

Vídeo mostra 40 mil bois em 85 carretas na fazenda de Lula em São Félix do Xingu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram o momento em que 40 mil bois de 18 arrobas são colocados em 85 carretas na fazenda do ex-presidente Lula em São Félix do Xingu, no Pará.

Vocês se lembram dos tempos em que as principais fake news na internet falavam das “riquezas de Lula e sua família”? Um dos principais tipos dessas riquezas citadas são as supostas “fazendas de Lula”. E não é que, em 2021, voltou a circular na internet informações contidas em boatos desmentidos há algum tempo no Boatos.org.

Um vídeo que mostraria “dois momentos” gravados na, de acordo com o narrador da mensagem, a fazenda do filho de Lula tem circulado na internet. Na primeira parte do vídeo, o sujeito grava uma grande quantidade de gado (no caso, o animal mesmo) que estaria sendo levado por uma grande área de pastagem. Na segunda (com direito à trilha sonora “O Ladrão”, de Wanderley Andrade), o rosto de Lula é mostrado com uma grande fila de carretas. Leia a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Eu morei muito tempo no Pará, eu trabalhava na região de São José do Xingu e um amigo meu que tem uma carreta lá tem quatro carreta daquela bitrem de carregar boi tá embarcando agora acabou de embarcar na fazenda do filho de Lula lá em São Félix do Xingu no sul do Pará tem 40 mil bois de 18 arrobas para embarcar isso vai dar mais ou menos 100 milhões de dinheiro quente tá sendo embarcado agora que tem fila lá para embarcar carreta de 5 dias tá chegando e saindo para o frigorífico aí ó bota na mídia aí

Para ajudar, o vídeo começou a circular na internet junto com mensagens “Fazenda do filho de Lula?”, “Olha a Fazenda do filho de Lula ladrão Comunista Isso a Globolixo não mostra Comunista Fdp” e, pasmem, até um site do “meio rural” publicou os tumbnails do vídeo com o seguinte título: “VÍDEO: FAZENDA DO LULA EMBARCA 85 CARRETAS DE BOI!”.

Vídeo mostra 40 mil bois em 85 carretas na fazenda de Lula em São Félix do Xingu (PA)?

Como vocês devem imaginar, o vídeo não demorou muito para circular na internet entre correligionários de Bolsonaro. Porém, não é verdade que a fazenda em questão é de Lula. Na realidade, o vídeo é uma montagem de dois vídeos já desmentidos no Boatos.org e que falavam sobre supostas “fazendas do filho de Lula”.

A primeira parte, da grande boiada, foi usada em um boato que falava que “estavam tirando o gado da fazenda do filho de Lula” datado de 2016. Como explicamos na época, a fazenda citada (no Sul do Pará) pertence, na realidade, ao banqueiro Daniel Dantas. A assessoria do grupo Opportunity, inclusive, nos enviou uma nota negando que as imagens contidas no vídeo são da fazenda pertencente a ele. “As imagens que aparecem no referido vídeo não são de nenhuma propriedade da AgroSB Agropecuária S.A. Mais: nenhum filho do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem relação com a AgroSB e/ou Daniel Dantas”.

A segunda parte do vídeo, que fala sobre as tais carretas na fazenda de Lula, é de um boato desmentido em 2019 no Boatos.org. Na ocasião, reiteramos que não há qualquer fazenda entre os bens de Lula bloqueados na Justiça durante investigações da Lava Jato.

É importante citar que, no caso do texto publicado com o título enganoso sobre as carretas de Lula no “site do meio rural”, podemos perceber, ao ler o conteúdo, que ele é, na maior parte, cópia do artigo desmentido escrito pelo Boatos.org em 2019. Claramente, o título (falso) não condizia com o conteúdo (uma cópia de um artigo de checagem). Chegamos, inclusive, a entrar em contato com o site, explicando as situações (informação errada e o artigo copiado) e pedindo a retirada dele do ar, mas não fomos atendidos (até o momento da publicação deste texto).

Resumindo: a história que aponta que 40 mil bois foram retirados da fazenda de Lula em São Félix do Xingu, no Pará, é falsa. Na realidade, trata-se da junção de dois boatos já desmentidos aqui com a adição de alguns “toques a mais” (uma musiquinha de fundo e uma publicação em um site) que ajudaram a viralizar o conteúdo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: