Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra 700 caminhões abandonados por Eike Batista #boato

Vídeo mostra 700 caminhões abandonados por Eike Batista #boato

Boato – Eike Batista abandonou 720 carretas após comprá-las com dinheiro do BNDES e ajuda do PT. Caminhões aparecem em vídeo. Se você ver a versão 2018 da história, clique aqui. 

Há cinco anos, ele era o homem mais rico do Brasil. Hoje, é um dos mais endividados. A trajetória de Eike Batista e a derrocada dele realmente é inacreditável. Para além da falência e processos, ele convive com as acusações de que era “beneficiado” pelo PT e BNDES.

No meio de todo esse cenário, um vídeo ajudou a colocar mais lenha ainda na fogueira. Ele mostra o que seria um cemitério de caminhões e homens falando sobre o “cemitério dos caminhões da Batista”. Assista e leia texto que o acompanha:


Cemitério de 720 carretas bitrens do Eike Batista. Dinheiro do povo que o PT roubou através do BNDES. E você aí se lascando para não deixar cortar fornecimento de água ou luz.

720 Carreta Bi-trem abandonadas de uma das Empresas de Eike Batista. R$ do povo jogado no lixo através dos esquemas do PT no BNDES. Inacreditável esse cemitério de caminhões Bi-trem!!! Veja o vídeo

Falando em desperdício de dinheiro público, dão uma olhada na frota de caminhões abandonados pertencentes a Eike Batista. Com certeza financiados pelo BNDES.

Vídeo mostra 700 caminhões abandonados por Eike Batista?

É claro que pessoas não muito simpáticas ao último governo aproveitaram para compartilhar a informação. Mas será mesmo que os caminhões do Eike Batista comprados com o dinheiro do BNDES foram abandonados em um pátio? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

De fato, diversas empresas de transporte sofreram com a crise e problemas na safra neste ano e tiveram que deixar os caminhões parados. O vídeo acima não é o único que circula na internet que mostra a situação.

De cara, tentamos procurar a origem do vídeo. Logo descobrimos que, primeiro, ele surgiu na internet como “os caminhões da Batista”. O número era de 491, a empresa a que se referia o vídeo era a Transportadora Batista e a filmagem foi feita em Mato Grosso.

A Triste realidade da situação do transporte no Brasil! Caminhões apodrecendo parados no tempo por falta de frete, 491 Caminhões parados -15/10/2016 Mato Grosso.

A partir dessa divulgação inicial, é que a pessoas começaram juntar o nome de Eike Batista, BNDES, PT e uns “200” caminhões a mais à informação. E, claro, a história começou a ganhar compartilhamentos.

Para além do crédito para o “Batista errado”, há também o fato de Eike Batista não ter trabalhado com empresas de transporte de carga. Na lista de empresas (falidas) dele, não há nenhuma do ramo. Ou seja, por que ele teria caminhões se ele não tem empresa de transporte?

Resumindo: o vídeo é real, mas os caminhões (491 e não 700) não têm nada a ver com Eike Batista. A história de BNDES e PT foi inventada. Quem duvida que daqui a pouco vão falar que se trata de 1.000 caminhões e que o dono é o filho do Lula?

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Fabio Rodrigues e Eduardo Júnior. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org entre em contato com a gente pelo site, no Facebook ou no WhatsApp, pelo telefone (61)99331-6821.

Marcações: