Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Van vermelha para atendimento de Covid-19 está sendo usada para arrastão em condomínios #boato

Van vermelha para atendimento de Covid-19 está sendo usada para arrastão em condomínios #boato

Bandidos com roupas de profissionais de saúde e van vermelha Fiat dos bombeiros estão realizando assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos estão usando uma van vermelha do Corpo de Bombeiros para realizar assaltos em condomínios com a Covid-19 como desculpa. Realizaram um arrastão no Leme.

Quando a pandemia da Covid-19 começou, uma enxurrada de fake news vieram a reboque. Foi neste cenário que surgiu uma história que, por algum motivo, está voltando a circular e a assustar alguns moradores, principalmente no Rio de Janeiro.

De acordo com mensagens que estão circulando no WhatsApp e redes sociais como Facebook e Twitter, bandidos estão utilizando uma van vermelha com os dizeres resgate e sob a alegação de que estavam “atendendo um paciente com Covid-19” para realizar assaltos e arrastões em condomínios. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: “Ontem uma equipe de roupas de profissionais da saúde, dirigindo uma van vermelha fiat, com um adesivo escrito resgate, chegou no prédio da minha cunhada anunciando um translado de um doente seriamente comprometido com o corona…o porteiro acionou o sindico q sem abrir o portão nem a guarita, interfonou p alguns moradores e como nada foi confirmado, mandou-os embora…dali a meia hora, o prédio vizinho anunciou um arrastão no prédio, efetuado por esta mesma equipe….eram ladrões disfarçados que entraram no prédio rendendo a abrindo apartamentos….”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: ALERTA , RIO DE JANEIRO , Acabo de ler postagem aqui no FB que um grupo disfarçado de pessoal médico fez um arrastão em um Prédio do Leme . Eles chegam em veículo tipo ambulância ou veículo médico e rendem o porteiro sob alegação de que estão ali devido a chamada para levar um paciente com Sintomas de COVID para o hospital. Roubam o prédio todo! Alerta para síndicos e porteiros NÃO abrirem a portaria para ninguém estranho disfarçado de uniforme de médico , polícia , bombeiros etc . Agradeço a Denise por ter postado o alerta e compartilho com todos ! Que ponto nós chegamos !!! A prefeitura e o governo do Rio tem que ser informados !!! Situação insustentável !!! Agradeço

Van vermelha para atendimento de Covid-19 está sendo usada para arrastão em condomínios?

Não demorou muito para, novamente, a história se espalhar na internet. Porém, não é verdade que haja tal modus operandi por parte de criminosos. Falamos isso porque já desmentimos o mesmo boato em abril do ano passado e, de lá pra cá, não apareceu qualquer informação em fontes confiáveis sobre esse tipo de assalto. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados com toda essa história. O texto apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, o número de boatos sobre falsos golpes não é tão pequeno assim. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas deles, como o que dizia que frentistas em postos de gasolina estariam clonando cartões de débito. Também o que indicava que hackers estariam ligando com o próprio número da vítima para clonar celulares e, por fim, o que apontava que bandidos estariam aplicando o golpe da placa do carro para realizar assaltos.

Ao buscar sobre o assunto, até encontramos casos de denúncias de roubo que indicavam que os assaltantes se passaram por profissionais de saúde. Em março de 2020, no Distrito Federal, alguns assaltantes chegaram a fingir serem profissionais de saúde para assaltar condomínios. No mesmo período, mas em São Paulo (SP), ladrões chegaram a se passar por membros do Hospital Albert Einstein, que estariam fazendo testes da Covid-19, para roubar casas.

Apesar disso, também existem diversas denúncias falsas. A Agência Lupa desmentiu a informação de que agentes de saúde “combatendo o coronavírus”, em Minas Gerais e Goiás, estariam assaltando residências. Os órgãos responsáveis pela segurança dos dois estados informaram que nada parecido teria ocorrido na região. O site Bhaz também desmentiu uma história parecida. De acordo com a página, um áudio falso que indicava que agentes sanitários estariam mentindo sobre a realização de exames para o coronavírus para assaltar residências estava amedrontando os moradores de Belo Horizonte (MG).

A história de hoje segue o modelo do segundo grupo: as denúncias falsas. A imagem que acompanha a publicação foi a chave para a informação correta. Ao procurar pela foto, chegamos à uma publicação nas redes sociais dos Bombeiros de São Paulo (SP). De acordo com a instituição, o Corpo de Bombeiros teria sido acionado, no dia 28 de março de 2020, para uma ocorrência de Covid-19, no bairro da Mooca, em São Paulo (SP). Porém, ao chegar no local, moradores ficaram desconfiados de que a viatura teria sido sequestrada para ser usada em assaltos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a viatura é oficial e as pessoas que prestaram o atendimento são bombeiros reais.

Resumindo: a mensagem que circula online não procede. Além de as imagens serem de uma situação que nada tem a ver com assaltos, a mensagem que circula online foi desmentida lá no início da pandemia da Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso