Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Alerta falso fala do novo golpe do cartão de débito

Alerta falso fala do novo golpe do cartão de débito

Alerta que fala de golpe do cartão de débito é falso
Alerta que fala de golpe do cartão de débito é falso

Boato – Frentistas aplicam golpe que pode clonar cartão de débito. Eles tampam o visor para descobrir a sua senha.

Recentemente, uma nova onda de boatos vem ganhando força nas redes sociais. São as falsas notícias sobre crimes. Exemplos disso são: a venda de água com tranquilizante no trânsito das cidades, ou os bandidos que usam perfume para estuprar as vítimas – ambas histórias foram desmentidas pelo Boatos.org.

Um novo crime vem sendo divulgado na internet e ganhando repercussão nas redes sociais. Seria uma técnica de clonar cartões de débito aplicada por frentistas em postos de gasolina. Uma das versões do texto foi divulgado pela página do Facebook “Enquanto isso no Brasil” e gerou quase 15 mil compartilhamentos.

O suposto crime acontece da seguinte forma: o frentista segura a máquina de cartão com os dedos na frente da tela. Enquanto isso, o cliente digita a senha e os números aparecem no visor. O frentista afirma que faltou um número e grava a senha. Seria essa a técnica utilizada para a clonagem do cartão nos postos de gasolina. Porém alguns pontos levantam uma dúvida sobre a veracidade da história. Confira o texto na íntegra abaixo e acompanhe nossa análise:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Abasteci o carro e na hora de pagar, o frentista fez a ‘gentileza’ de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor. Digitei a senha e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte:

Por engano, digitei um número a menos e o cara sem querer falou: ‘tá faltando um número’. Como eu estava ao lado, olhei rapidamente para o visor e minha senha estava ali digitada, ao invés dos tradicionais asteriscos:**** !!!

Como já conheço o gerente do posto (Ipiranga) chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia. Lá veio o esclarecimento do novo golpe: O atendente faz uma ‘gentileza’ e segura a máquina pra digitarmos a senha, neste momento, tapando o visor com a ponta dos dedos, na verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra.

Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo. Faz novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa. PRONTO: O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina.

Uma breve olhada na página “Enquanto isso no Brasil”, que divulgou o texto, já levanta algumas dúvidas. Afinal a página não é informativa, mas sim uma mistura de humor, com críticas e divulgam materiais como esse link. A pergunta que vem à cabeça é: porque esse tipo de crime nunca foi noticiado por um grande canal ou jornal? O único meio que divulgou a “notícia” foi uma página do Facebook.

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “clonagem; cartão; débito; posto; frentista” não mostra nenhum site de confiança que divulgou o crime. Ou seja, as chances desse tipo de golpe ser aplicado atualmente são mínimas. Primeiro, porque os grandes sites e canais ignoraram o fato. Segundo porque é difícil de acreditar que o cliente não ache estranho que o frentista cubra toda a tela com os dedos.

O Fantástico recentemente divulgou um golpe aplicado para clonagem de cartão, ou seja, os golpes existem – só que não é do jeito que foi divulgado pela página do Facebook. Não é preciso descobrir a senha dos cartões para os clonarem. Normalmente, a senha acaba sendo quebrada por “tentativa e erro”. O PaySmart, nesse link, explica que crimes desse gênero não são inéditos. Então vale sempre ficar atento e observar quando for utilizar seu cartão.

Nota do editor: apesar de não ter sido registrado nenhum caso do golpe na mídia, sempre é bom ficar atento na hora de fazer os pagamentos. Vai saber se o hoax não inspira alguém por aí.