Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Abrir válvula de botijão pela metade economiza gás de cozinha #boato

Abrir válvula de botijão pela metade economiza gás de cozinha #boato

Abrir válvula de botijão pela metade economiza gás de cozinha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para economizar o gás, mantenha a válvula do botijão pela metade. A chama continua a mesma e você economiza 50%.

Desde o início do ano, acompanhamos os constantes reajustes do preço do botijão de gás e do combustível. A disparada do preço do gás de cozinha obrigou muitos consumidores a buscarem alternativas. Em meio às dicas de economia, os boatos confundem os consumidores.

A última que circula online aponta para uma dica duvidosa: abrir a válvula de botijão pela metade ajuda a economizar o gás. Segundo o texto, ao abrir o registro pela metade, a chama continua a mesma e economiza 50%. Leia o que dizem algumas versões:

Versão 1: Pessoal: Dica para economizar gás! Abra o registro somente até a metade! A chama continua a mesma e você economiza 50% do seu gás. Versão 2: Vamos economizar gás de cozinha? Feche o registro pela metade, não perde a qualidade do fogo e vc economiza até 50%.

Abrir válvula de botijão pela metade economiza gás de cozinha?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que, em meio à alta nos valores do botijão de gás, a publicação fez sucesso. Tudo em vão já que, além de não ser indicado, a dica não ajuda em nada.

Ao bater o olho na mensagem, um detalhe chamou atenção: o histórico de “dicas preciosas” que circulam pela web. Por aqui, no Boatos.org, já circulam histórias sobre gasolina, caixa eletrônico, esgoto e Covid-19.

Além disso, em nossa busca, não encontramos qualquer referência sobre o assunto em fontes confiáveis. Ao contrário, neste vídeo do canal Almanaque SOS no Youtube (canal muito bom, por sinal) há uma boa explicação para não utilizar a técnica, já que não tem impacto algum no quantidade do gás utilizado.

Isso porque, segundo o vídeo, ao mudar a posição da válvula há um aumento na pressão do gás, mas isso não influencia na quantidade utilizada, na verdade, a ação não é indicada, pois pode ser perigosa. Assista no vídeo:

Resumindo: abrir válvula de botijão pela metade não economiza gás de cozinha. Isso porque, além de não ser indicado, a ação não gera nenhuma economia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso