Aperte “cancelar” duas vezes antes de usar caixa eletrônico, diz banqueiro #boato

Boato – Um banqueiro deu um conselho de ouro para as pessoas. Antes de você utilizar o caixa eletrônico, deve apertar duas vezes o botão “cancelar”. Assim você evita roubo de senhas.

Não tá fácil ganhar o “pão de cada dia”. Talvez por esse motivo é que muita gente se revolte com casos de roubos e furtos. Também, provavelmente, por esse motivo é que muita gente está compartilhando uma “dica de ouro” para não ter a senha roubada em um caixa de eletrônico.

De acordo com uma mensagem que começou a circular no Facebook e no WhatsApp, um banqueiro teria recomendado as pessoas a pressionarem o botão “cancelar” por duas vezes antes de usar o caixa eletrônico. Dessa forma, ainda de acordo com a mensagem, a pessoa cancelaria configuração de roubo de senhas (ou código PIN, se preferir). Leia:

Mensagem de um banqueiro * Uma dica muito útil ao retirar fundos de um caixa eletrônico. * Pressione o botão “cancelar” duas vezes antes de inserir o cartão. Se alguém configurou o teclado para roubar seu código PIN, isso cancelará essa configuração. Por favor, faça disso um hábito e parte de cada transação que você faz. Por favor, compartilhe com aqueles sobre quem você se importa.

Banqueiro disse para você apertar “cancelar” duas vezes antes de usar caixa eletrônico?

A tal mensagem está se espalhando rapidamente na internet e deixando muita gente pensativa em relação à segurança de caixas eletrônicos. Mas será mesmo que um banqueiro resolveu dar esse conselho e será mesmo que o conselho é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na lógica da mensagem. Além de ela ter todas as principais características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis), não é meio nonsense um “banqueiro” (dono de um banco) vir a público para dar esse conselho? Não seria mais fácil o banco emitir uma nota oficial?

Mesmo sem ter a resposta da pergunta anterior, fomos verificar se algum banqueiro teria dado o tal conselho (creio que eles têm problemas “melhores” para resolver). Como imaginávamos, nada encontramos (nem banqueiro nem banco falando sobre o assunto). Ao procurar em inglês sobre a suposta declaração, encontramos um desmentido. Melhor, dois.

Como tantos outros boatos que circulam aqui no Brasil, a versão em inglês da história já havia circulado na internet. Ao Snopes (site norte-americano que desmente fake news), a Associação Americana de Bancos (American Bankers Association) e a Associação de Indústrias de Caixas Eletrônicos (ATM Industry Association) negaram que haja qualquer resultado em “apertar cancela duas vezes”.

O site That’s Nonsense (também norte-americano) frisou que existem fraudes em caixas eletrônicos (como no caso dos famosos chupa-cabras ou teclados falsos), mas reforçou que apertar cancelar não previne a pessoa de nada.

Voltando ao Brasil, resolvemos pesquisar as orientações de segurança em caixas eletrônicos da Febraban. Entre as dicas estão não utilizar caixas inoperantes, proteger a senha, usar caixas em locais de grande movimento. Não há nada sobre apertar cancelar duas vezes.

Resumindo: a história que aponta que um banqueiro recomendou que se aperte cancelar duas vezes antes de usar um caixa eletrônico é falsa. Nem banqueiro algum falou isso nem a dica tem eficácia. Não caia nessa balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)