Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Aperte “cancelar” duas vezes antes de usar caixa eletrônico, diz banqueiro #boato

Aperte “cancelar” duas vezes antes de usar caixa eletrônico, diz banqueiro #boato

Boato – Um banqueiro deu um conselho de ouro para as pessoas. Antes de você utilizar o caixa eletrônico, deve apertar duas vezes o botão “cancelar”. Assim você evita roubo de senhas.

Não tá fácil ganhar o “pão de cada dia”. Talvez por esse motivo é que muita gente se revolte com casos de roubos e furtos. Também, provavelmente, por esse motivo é que muita gente está compartilhando uma “dica de ouro” para não ter a senha roubada em um caixa de eletrônico.

De acordo com uma mensagem que começou a circular no Facebook e no WhatsApp, um banqueiro teria recomendado as pessoas a pressionarem o botão “cancelar” por duas vezes antes de usar o caixa eletrônico. Dessa forma, ainda de acordo com a mensagem, a pessoa cancelaria configuração de roubo de senhas (ou código PIN, se preferir). Leia:

Mensagem de um banqueiro * Uma dica muito útil ao retirar fundos de um caixa eletrônico. * Pressione o botão “cancelar” duas vezes antes de inserir o cartão. Se alguém configurou o teclado para roubar seu código PIN, isso cancelará essa configuração. Por favor, faça disso um hábito e parte de cada transação que você faz. Por favor, compartilhe com aqueles sobre quem você se importa.

Banqueiro disse para você apertar “cancelar” duas vezes antes de usar caixa eletrônico?

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

A tal mensagem está se espalhando rapidamente na internet e deixando muita gente pensativa em relação à segurança de caixas eletrônicos. Mas será mesmo que um banqueiro resolveu dar esse conselho e será mesmo que o conselho é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na lógica da mensagem. Além de ela ter todas as principais características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis), não é meio nonsense um “banqueiro” (dono de um banco) vir a público para dar esse conselho? Não seria mais fácil o banco emitir uma nota oficial?

Mesmo sem ter a resposta da pergunta anterior, fomos verificar se algum banqueiro teria dado o tal conselho (creio que eles têm problemas “melhores” para resolver). Como imaginávamos, nada encontramos (nem banqueiro nem banco falando sobre o assunto). Ao procurar em inglês sobre a suposta declaração, encontramos um desmentido. Melhor, dois.

Como tantos outros boatos que circulam aqui no Brasil, a versão em inglês da história já havia circulado na internet. Ao Snopes (site norte-americano que desmente fake news), a Associação Americana de Bancos (American Bankers Association) e a Associação de Indústrias de Caixas Eletrônicos (ATM Industry Association) negaram que haja qualquer resultado em “apertar cancela duas vezes”.

O site That’s Nonsense (também norte-americano) frisou que existem fraudes em caixas eletrônicos (como no caso dos famosos chupa-cabras ou teclados falsos), mas reforçou que apertar cancelar não previne a pessoa de nada.

Voltando ao Brasil, resolvemos pesquisar as orientações de segurança em caixas eletrônicos da Febraban. Entre as dicas estão não utilizar caixas inoperantes, proteger a senha, usar caixas em locais de grande movimento. Não há nada sobre apertar cancelar duas vezes.

Resumindo: a história que aponta que um banqueiro recomendou que se aperte cancelar duas vezes antes de usar um caixa eletrônico é falsa. Nem banqueiro algum falou isso nem a dica tem eficácia. Não caia nessa balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.