Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que alerta veiculado na TV japonesa seja direcionado a moradores do Brasil

É falso que alerta veiculado na TV japonesa seja direcionado a moradores do Brasil

TV do Japão alertou Brasil de risco de tsunami em nosso país, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A TV do Japão alertou o Brasil em relação a um risco de tsunami em nosso país.

Análise

Estamos no começo de 2024, mas já tivemos algumas tragédias mundo afora. Uma delas foi o terremoto na região de Ishikawa no Japão que gerou um susto e uma ameaça de tsunami (que, felizmente, foi bem menos forte do que esperado).

Porém, um vídeo e algumas postagens que estão circulando em redes sociais apontam para supostas ameaças ao Brasil. De acordo com mensagens, a TV do Japão teria alertado para um risco de tsunami em nosso país. Leia uma das mensagens que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

JAPÃO.ALERTA BRASIL DIANTE DA POSSIBILIDADE DE UM TSUNAMI BRASIL VAMOS ALERTAR COM ISSO. Veja alerta de TV japonesa para brasileiros sobre possibilidade de tsunami

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às três perguntas: 1) É verdade que a TV do Japão alertou o Brasil sobre o risco de um tsunami? 2) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 3) Há chance de um tsunami atingir o Brasil?

É verdade que a TV do Japão alertou o Brasil sobre o risco de um tsunami?

Não é verdade. Na realidade, o vídeo foi gravado em português porque estava sendo direcionado à comunidade brasileira que mora no Japão.

Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?

O vídeo foi veiculado no dia 1º de janeiro de 2024. Em meio aos alertas de tsunami que rondavam o Japão naquele dia, a emissora Sun TV (que estava, assim como todos os canais, em plantão) resolveu emitir alertas em diversos idiomas para moradores da região de Hyogo.

Esta matéria da Alternativa, um site voltado para brasileiros no Japão, aponta que os alertas foram feitos em idiomas como vietnamita, nepalês, coreano e português. Aqui está o vídeo completo (a parte do Brasil está a partir dos 3 minutos):

Há chance de um tsunami atingir o Brasil?

A chance de um tsunami atingir o Brasil é muito pequena. Na realidade, falamos sobre isso em 2017. Por não estar na rota de falhas tectônicas, o Brasil tem pequenas chances de ser atingido por uma onda gigante.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a TV do Japão tenha emitido um alerta para um tsunami no Brasil. O vídeo que está circulando é de 1º de janeiro de 2024 e foi direcionado a brasileiros que moram no Japão, mais precisamente, na província de Hyogo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).