Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que um tsunami vá atingir o Rio de Janeiro dentro de três meses

É falso que um tsunami vá atingir o Rio de Janeiro dentro de três meses

Tsunami vai acontecer no Rio de Janeiro dentro de três meses, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Uma vidente está certa ao descobrir que o maior tsunami da história vai atingir o Rio de Janeiro dentro de três meses.

Análise

Em meio a diversas tragédias no mundo, um vídeo que está viralizando no TikTok está chamando atenção em redes sociais. Ele aponta para o que seria a previsão de uma vidente sobre o Rio de Janeiro.

Sem apresentar qualquer prova e desafiando quem a questiona, ela aponta que o “Rio de Janeiro vai ter o pior tsunami” da história em três meses. Leia a transcrição do vídeo que está circulando online:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Rio de Janeiro aguardem em 3 meses e vocês vão ver o que eu estou falando não querem acreditar em mim não não tem problema eu sou uma mensageira da Luz eu sou tu acha que não não posso fazer nada não não posso te socar igual ela abaixo que eu sei mas eu vou te dizer uma coisa vou falar de novo e repita de novo o maior tsunami da história está se aproximando as pessoas vão bater nas portas das igrejas que as igrejas não vão mais se abrir pessoas vão ser proibidas de falar sobre a escrita

Checagem

A mensagem está assustando muitas pessoas na internet. Por isso, vamos responder a algumas perguntas na nossa checagem de conteúdo. São elas: 1) É verdade que o Rio de Janeiro terá um tsunami daqui a três meses? 2) Há algum indício de que o Rio de Janeiro terá um tsunami daqui a três meses? 3) Devemos acreditar nas previsões de “videntes em redes sociais”?

É verdade que o Rio de Janeiro terá um tsunami daqui a três meses?

Não, absolutamente. Três pontos eliminam a hipótese (por mais que algumas pessoas acreditem em tudo que veem por aí): 1) O primeiro é que só o fato de uma vidente falar de uma “tragédia dessas” não prova nada. 2) Segundo: a mesma vidente está, no mínimo, desde o ano passado circulando na internet com o mesmo “prazo de três meses”. 3) Terceiro: não há qualquer lógica em ter um tsunami no Rio de Janeiro.

Há algum indício de que o Rio de Janeiro terá um tsunami daqui a três meses?

Não. Já explicamos no Boatos.org algumas vezes (como esta) que é improvável que um tsunami atinja o Brasil com grande magnitude. Isso se deve, principalmente, pelo fato de o Brasil e, principalmente, a parte do Oceano Atlântico que nos cerca, não ter falhas tectônicas relevantes.

Ao buscar por qualquer estudo que aponte para a possibilidade de um tsunami no Brasil, nada encontramos em fontes confiáveis. Além da tal previsão, nada encontramos.

Devemos acreditar nas previsões de “videntes em redes sociais”?

Você é livre para crer no que quiser (isso é liberdade religiosa). Mas podemos dizer que “videntes de redes sociais” (que estão mais para “videntes caça-views”) não mereceriam tanta credibilidade. Uma vez que os views são alcançados com previsões bombásticas (que nunca se concretizam), o nível de fiabilidade é baixo.

Conclusão

Fake news ❌

Podemos cravar que é falso que o Rio de Janeiro terá um “tsunami em três meses”. A história que circula na internet não passa de um conteúdo sensacionalista sem nenhum fundo de lógica ou de verdade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).