Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tornado vai passar pelo Rio de Janeiro hoje à noite após passar pela região Sul #boato

Tornado vai passar pelo Rio de Janeiro hoje à noite após passar pela região Sul #boato

Tornado vai passar pelo Rio de Janeiro hoje à noite após passar pela região Sul, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Áudio no WhatsApp alerta para tornado nível três que vai passar no Rio de Janeiro hoje. Ele seria uma consequência do “ciclone bomba” que passou pela região Sul.

Não bastasse a pandemia da Covid-19 assolar muitos estados brasileiros, um ciclone causou destruição em cidades da região Sul do Brasil na última semana. Em meio a isso, “ameaças” começaram a circular na internet. Uma delas, desmentida aqui, falava de uma “segunda onda” do ciclone. Agora, outra história circula na internet.

De acordo com um áudio que está circulando no WhatsApp e é acompanhado de uma foto de satélite que mostra o “ciclone bomba”, um tornado “nível três” iria atingir o Rio de Janeiro “hoje”. A previsão é que chegaria à noite e a recomendação é de que as pessoas “fiquem em casa”. Leia a transcrição do áudio que está circulando por aí.

Atenção família eh tenho um alerta pra dar pra vocês aí, a gente recebeu aqui no navio um alerta de tornado nível três, eh se deslocando em sentido ao Rio de Janeiro, tá? Eh então não brinquem, tá? Tira tudo do lado de fora voar, entendeu? Evita sair, ficar na rua, exposto, porque a previsão de chegar agora à noite, tá? E vai enfrentar todo o Rio de Janeiro. A nossa região aí também vai ser afetada. Tanto a parte aí da região dos lagos, quando a Baixada Fluminense, entendeu? Tá tá englobado ali na área de de atuação desse tornado.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Esse tornado foi o mesmo que fez aquele estrago ontem lá no sul, ele fez já um grande um grande estrago no Sul, matou gente lá, só que ele tomou mais força e agora tá se deslocando em direção ao Rio de Janeiro, tá? o alerta que a gente recebeu aqui, a gente já começou a navegar aqui com carga máxima no motor pro norte, mas mesmo assim a gente vai pegar uma rebarba desse tornado ainda aqui no mar, tá bom? Se cuidem aí, tá bom? Não é brincadeira não, gente, é sério, é pra levar a sério, tá? Evita, não sai na rua a noite, fica em casa, fique em casa, por favor.

Tornado vai passar pelo Rio de Janeiro hoje e vai destruir tudo?

O áudio tem se espalhado com força nos últimos dias, principalmente entre moradores do estado. Mas será mesmo que um tornado vai atingir o Rio de Janeiro como apontam as mensagens em questão? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos chama atenção. Isso porque ela tem algumas características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Para além disso (como vocês viram no começo deste texto), o ciclone bomba não só causou estrago como também alguns fakes.

Para solucionar a questão, precisamos apenas usar a lógica e fazer uma rápida busca. Se o áudio fala em um “tornado hoje”, já está circulando há alguns e não temos nenhuma notícia de “tornado no Rio de Janeiro” está lógico que a previsão foi, no mínimo, “furada”.

Mesmo assim, resolvemos buscar pelas previsões de tempo para o estado para “hoje”. Como era de se imaginar, nada encontramos sobre “tornado no Rio de Janeiro”. Há previsão de um pouco de chuva, muito sol e nada de desastres naturais.

Resumindo: a história que aponta que um tornado vai passar pelo Rio de Janeiro hoje não procede. Trata-se de mais uma notícia falsa que circula na “rabeira” do ciclone bomba que assolou o Sul do Brasil. Mesmo assim, se você puder, com ou sem tornado, fique em casa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm