Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Números de telefone com códigos 375, 371 e 381 roubam dados do seu celular #boato

Números de telefone com códigos 375, 371 e 381 roubam dados do seu celular #boato

Boato – Não atendam ligações de telefones dos números 375602605281, 37127913091 e com códigos 375, 371 e 381. Vocês podem ter seus dados bancários roubados do seu telefone celular.

Com toda a evolução da tecnologia, a preocupação número 1 dos dias de hoje é com a segurança digital. Com códigos cada vez mais complexos e dispositivos de alta tecnologia, novas formas de invasões e roubos de dados sempre surgem por aí. Dessa forma, encontrar um “jeitinho” de se proteger dos hackers nunca é demais!

Na esteira do “bom conselho”, uma publicação circulando nas redes sociais aponta que um “novo golpe” foi descoberto. De acordo com a história, diversos números “estranhos” estariam ligando para celulares. A publicação afirma que isso se trata de um golpe. Segundo as publicações, as pessoas por trás desse delito desligam o telefone logo que a vítima atende, roubando dados de bancos, cartões, listaz de contatos, etc. Confira:

Muito muito urgente … Por favor, passe esta mensagem para sua família e amigos AGORA. As pessoas têm recebido chamadas de Tel: 375602605281 Tel: 37127913091 Tel: 37178565072 Tel: 56322553736 Tel: 37052529259 Tel: 255901130460 ou qualquer número a partir de 371 375 381 Esses caras só tocam uma vez e desligam. Se você ligar de volta, eles podem copiar sua lista de contatos em 3 segundos e se você tiver um banco ou detalhes de cartão de crédito em seu telefone, eles podem copiar isso também … O código 375 é para a Bielorrússia. O código 371 é para a Lativa. 381 Sérvia. 563 Valparaíso. 370 Vilnius. 255 Tanzânia. Não responda ou ligue de volta. Além disso, não pressione

Números de telefone com códigos 375, 371 e 381 roubam dados do seu celular?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Bem, que nós precisamos sempre tomar muito cuidado na internet e com ligações, isso é verdade. E diversos golpes que usam esses meios estão aí para provar isso. Mas antes de sair bloqueando números de telefone no seu celular, tenho uma coisa para te contar. Essa história é tão absurda que nem dá para acreditar. O fato é que a história trata-se de uma mentira! Se você quiser mais detalhes sobre ela, então continua lendo.

Vamos lá! Essa mesma história já se espalhou em diversos países e, de cara, já conseguimos identificar as principais características de boatos online nesse texto. O texto é vago, alarmista, possui erros de ortografia, tem pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis (aliás, não cita fonte alguma).

Isso, por si só, já seria um belo motivo para você conter o seu dedinho e não compartilhar. Mas a coisa ainda se agrava quando vamos procurar outras fontes sobre o assunto. Não existe uma matéria ou reportagem sobre o assunto. Se isso fosse realmente verdade, teríamos, com certeza, outras informações.

Além disso, essa história de “clonar o celular com uma ligação” é um clássico que estamos desmentindo desde 2014 aqui no Boatos.org. Ao contrário do que mostram os filmes de ação dos anos 90, é impossível clonar um celular só com uma ligação. Se na época do GSM isso já era bastante absurdo, agora com as tecnologias 3G e 4G, isso é irracional.

E se isso ainda não é o suficiente para você, já pensou que não teria muita lógica os bandidos usarem os mesmos números de telefone para cometer o delito? Pois é, usando os mesmos números, seria muito mais fácil localizar os responsáveis pelo golpe.

E lembra da história ter viralizado em outros países? Pois bem, não demorou muito para ela ser desmentida. Sites especializados em fake news, tanto na Austrália quanto no Reino Unido, já desmentiram toda a história. Por fim, checamos os códigos dos países que a história informa e, com exceção de Valparaíso, todos são reais, mas isso não significa que a história seja verdadeira.

Em resumo: o texto que diz telefones estranhos estão ligando para celulares e roubando dados de bancos, cartões e listas de contatos das vítimas é falso! O texto possui diversas características de boatos, sendo alarmista e pedindo compartilhamento. Além disso, é impossível clonar um celular só com uma ligação (e se isso realmente acontecesse, com certeza já estaríamos sabendo). Ou seja, é #boato. Não compartilhe. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.