Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Alerta falso: não atenda ligações do (84) 9131-6949, ele clona seu celular

Alerta falso: não atenda ligações do (84) 9131-6949, ele clona seu celular

Boato – Não se deve atender a ligação do número (84) 91316949, pois todos os números que atendem ao telefonema são clonados. Em 2018, voltamos a desmentir a história. Confira aqui o boato sobre o WhatsApp Plus e do número (84)91316949.

Ligações de números da prisão, mensagens dizendo que ganhamos prêmios, mensagens solicitando créditos, falsos sequestros, já estamos cansados desses ‘golpes’ de celular. Quando aparece alguma mensagem ou até ligação de um número estranho, com o DDD de longe de onde você mora, já é motivo para desconfiar.

Desta vez, circula nas redes sociais, um breve texto que diz que se você atender determinado número de celular, todas as pessoas que atenderem, terão automaticamente seus números clonados. O texto, na íntegra, diz:

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet

NÃO ATENDA A LIGAÇÃO DO CELULAR DE NÚMERO:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

(84) 91316949 )

TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS.

*ESPALHEM!!!!!!!! NÃO CUSTA NADA REPASSAR AOS SEUS AMIGOS .

O número caiu na caixa postal.

Mas não é a primeira vez que aparece uma mensagem assim na internet. Há um ano, se espalhava pelo Facebook um texto parecido, fazendo um alerta para outro número de celular e pedindo para que os usuários repassassem aos seus amigos, como segurança. Esse texto já foi desmentido aqui no Boatos.org.

Muitos boatos possuem essa característica de apelo para o compartilhamento e pedido de repasse para maior número de pessoas, pois assim, mais pessoas ficam sabendo e acreditando nas informações divulgadas por uma boa quantidade de usuários.

Sobre a questão da clonagem de telefone, em si. Saiba que esse processo é bem diferente e é impossível clonar um número apenas com uma ligação. Portanto, é óbvio que esta mensagem é falsa. Para clonar um número de celular, normalmente bandidos agem se aproveitando da vulnerabilidade dos aparelhos em locais como aeroportos ou rodoviárias. Este texto do Mundo Estranho explica bem como funciona os processos para a clonagem e, apesar dos métodos parecerem simples, nenhum deles inclui uma simples ligação para outro telefone.

Para sair da dúvida, nós resolvemos dar uma chance para o boato e ligamos para o número descrito na mensagem. Alguns segundos depois do número discado, já se ouvia a mensagem da caixa postal, não deu tempo de clonar nada e nem conversar com quem quer que fosse do outro lado da linha. Mais uma prova de que a informação sobre a clonagem e perigo não procede, talvez o chip desse número nem exista mais.

Resumindo, como previsto, o texto que circula nas redes sociais é um boato, mas é incrível como as pessoas acreditam facilmente nessas informações, sem provas, e algumas ainda espalham esse tom de ‘pânico’, desejado por quem espalha esse tipo de texto. Não se preocupe, se alguém ligar para você com um número estranho com DDD 84, pode ser algum parente desconhecido dando notícias lá do Rio Grande do Norte.