Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Shein vai fechar e sair do Brasil por causa de impostos #boato

Shein vai fechar e sair do Brasil por causa de impostos #boato

Shein vai fechar e sair do Brasil por causa de impostos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de o governo anunciar que vai aumentar os impostos no Brasil, a Shein anunciou que vai fechar e sair do país.

O que não tem faltado nos últimos tempos é declaração polêmica do presidente Lula. Uma das que causou furor é a que ele criticou a importação de produtos chineses “sem o pagamento de impostos”. Muita gente que gosta de comprar em aplicativos como Shein e Shopee ficou assustada.

O sentimento só cresceu com um suposto comunicado da Shein que apontava que a empresa estava deixando o Brasil. O motivo seria a suposta cobrança de imposto do governo Lula. Uma das mensagens é bem direta ao apontar “a shein vai fechar”. Leia o conteúdo da suposta declaração:

DECLARAÇÃO OFICIAL DA SHEIN Diante do exposto por vários jornais e mídias sociais sobre tributação com mais impostos nos produtos vendidos comercialmente no Brasil por nossos fornecedores gostaríamos de esclarecer que a empresa e todos os colaboradores estão encerrando oficialmente as atividades de exportação de produtos para este país.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nossa empresa é aceita por vários países e sempre esteve pautada pela ética, moral e bons costumes,nunca nos renderemos a governos que não pensem na sua população e abusam do poder com mais impostos, assim prejudicando não só a população que gostam dos nossos produtos como também dos milhares de empregos que nossa empresa oferece. Vamos encerrar as atividades totais e irrestritas as 19:00 HS do dia 24/03/23 sexta-feira. Agradecemos nossos clientes que sempre estiveram do nosso lado e esperamos que mais uma vez o estejam. SHEIN

Shein vai fechar e sair do Brasil por causa de impostos?

Não faltou compartilhamento da imagem e gente falando da suposta saída empresa do Brasil. Porém, a história que aponta que a Shein vai fechar e sair do Brasil por conta da declaração de Lula é falsa.

Desde o início do ano, o que não tem faltado é fake news sobre empresas que supostamente iriam “sair do Brasil”. Outro dia mesmo, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que apontava que a Uber iria sair do Brasil por causa de Lula.

Ao buscar mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que o comunicado da Shein é falso. Na realidade, a grande quantidade de erros de português já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Um comunicado oficial não teria este volume de incorreções.

Ao buscar por mais informações sobre a suposta decisão da Shein, não encontramos nada em fontes confiáveis. Pelo contrário, a própria empresa desmentiu que pretende sair do Brasil. Leia o que foi escrito no Instagram:

NADA DE DESESPERO, SHEINERS! NÓS OUVIMOS OS RUMORES, MAS GOSTARÍAMOS DE INFORMÁ-LOS QUE ALGUÉM VEM FALSAMENTE SE PASSANDO PELA SHEIN E ESPALHANDO INFORMAÇÕES FALSAS A NOSSO RESPEITO PARA AFIRMAR QUE A SHEIN DEIXARÁ O BRASIL. ISSO NÃO É VERDADE.

AINDA ESTAMOS AQUI, CONTENTES POR CUMPRIR A NOSSA MISSÃO COM LOUVOR, QUE É TORNAR A BELEZA DA MODA ACESSÍVEL PARA TODOS, ESPECIALMENTE PARA OS NOSSOS FÃS! A SHEIN ESTÁ COMPROMETIDA A CUMPRIR AS LEIS E REGULAMENTAÇÕES BRASILEIRAS E CONTINUAREMOS A MOSTRAR NOSSO AMOR OFERECENDO O QUE VOCÊ MAIS AMA, CAPACITANDO COMUNIDADES LOCAIS E APOIANDO A ECONOMIA BRASILEIRA. COM AMOR, SHEIN

É importante citar que, apesar da declaração de Lula ser real, não há qualquer definição se, de fato, serão cobrados mais impostos de produtos vendidos em sites como a Shein. Talvez a reforma tributária trate desta questão.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Shein vai fechar e deixar o Brasil por conta do aumento de impostos anunciado por Lula. Nem há qualquer definição tampouco o comunicado que circula online é real.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: