Senhora com Alzheimer está perdida na UPA do Jardim Bela Vista #boato

Boato – Senhora com Alzheimer encontrada hoje na rua Santos Dumont no Jardim Bela Vista está perdida na UPA e não sabe onde mora.

Se você é usuário de alguma rede social, provavelmente já se deparou com o apelo por informações sobre desaparecidos (talvez tenha até compartilhado). Afinal de contas, as redes sociais se tornaram uma grande aliada das famílias que procuram por entes desaparecidos. Bom, nem sempre. A prova disso está na quantidade de boatos sobre o desaparecimento de crianças e idosos que circulam por aí.

No caso de hoje, a história aponta para o desaparecimento de uma senhora com Alzheimer. Circula na internet um alerta de que a “senhora foi encontrada hoje na rua Santos Dumont no Jardim Bela Vista”. A mensagem aponta ainda que a senhora “está perdida e não sabe onde mora” e que foi levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bela Vista. Leia o que diz a mensagem:

Esta senhora foi encontrada hoje na rua: Santos Dumont no Jardim Bela Vista; ela está perdida não sabe onde mora… ela diz que mora em São Paulo. Ela foi levada ao UPA do Bela Vista, passou por um médico e constatou que ela tem Alzheimer… Gente vamos tentar achar os familiares dessa senhora Ela está no UPA do Bela Vista. Vamos compartilhar!!!!

Senhora com Alzheimer está perdida na UPA do Bela Vista?

A mensagem se espalhou feito pólvora no Facebook e WhatsApp. Ótima notícia, afinal, qualquer ajuda é bem-vinda, certo? Errado. Digo isso porque nem tudo nessa história é real. Vamos aos fatos.

Para começar, encontramos algo muito estranho nessa história: a localidade muda a cada vez que a publicação é compartilhada. Isso mesmo. O texto cita diversas cidades como São Paulo, Santo André, Jaú, Campinas e Bauru. Um dos motivos para isso é que, na mensagem, não há a informação de onde ela se perdeu. O texto aponta apenas para a rua Santos Dumont, Jardim Bela Vista e UPA Bela Vista.

Mas, não é só isso. A mensagem possui as principais características de balelas online: cheio de informações vagas, erros de português, alarmista, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamento. Além disso, a história já está circulando a pelo menos uma semana. Logo, mesmo que o caso fosse real e a senhora, de fato, ainda estivesse desaparecida seria impossível ela ficar uma semana na UPA.

Com essas pistas em mãos, fomos atrás de mais informações e descobrimos que a única cidade que possui uma unidade chamada “UPA Bela Vista” é em Bauru. Por sinal, também encontramos uma postagem informando que a senhora já foi localizada pela família. Para não restar dúvidas, o Boatos.org entrou em contato com a unidade hospitalar e fomos informados que o caso aconteceu na semana passada e que a senhora já foi localizada. “No mesmo dia em que a informação foi postada, a família veio buscá-la”, disse a funcionária da unidade.

Sendo assim, a informação de que senhora com Alzheimer está perdida na UPA do Bela Vista é falsa. Ela estava perdida e já foi encontrada há uma semana. Ou seja, é #boato e não precisa mais compartilhar a foto dela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Um comentário em “Senhora com Alzheimer está perdida na UPA do Jardim Bela Vista #boato

  • 17/07/2018 em 19:59
    Permalink

    Saudando o ótimo trabalho do boatos.org venho acrescentar que existe UPA do Bela Vista em Santa Catarina. Bela Vista é um bairro de Palhoça e a UPA é a única unidade, do tipo, no município.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)