Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Saidinha do Dia das Mães coloca 58 mil presos nas ruas da sua cidade #boato

Saidinha do Dia das Mães coloca 58 mil presos nas ruas da sua cidade #boato

Saidinha do Dia das Mães coloca 58 mil presos nas ruas da sua cidade, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – 58 mil presos foram liberados para a saidinha do Dia das Mães na sua cidade. Eles saíram para realizar assaltos contra você.

Periodicamente, algumas datas especiais trazem consigo alguns boatos relacionados a benefícios para presos em saídas temporárias. Com o Dia das Mães 2023 não está sendo diferente.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, 58 mil presos seriam “liberados” para sair às ruas no Dia das Mães. Como a mensagem é tão vaga que sequer fala sobre qual seria a cidade, a história está circulando “a gosto do freguês”. Leia a mensagem que circula por aí:

. saidinha do dia das Mães iniciando hoje……..portanto, mais atenção nas Ruas!!!!! Cuidado nos Semáforos, ao entrar e sair de Estacionamentos, não fiquem parados dentro do carro mexendo no celular, ou conversando nos portões de suas casas, São 58 mil detentos cheio de amor no coração pela sociedade e seus pertences!!! Lembre-se sempre: ” Eles não tem nada a perder ” cautela sempre.

Saidinha do Dia das Mães coloca 58 mil presos nas ruas da sua cidade?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O medo de assaltos e um “pouquinho” de viés político fizeram com que a mensagem se espalhasse. Porém e apesar de a saída temporária de Dia das Mães, de fato, ser real, a mensagem tem informações erradas.

Não é de hoje que mensagens sobre saídas temporárias se espalham com informações falsas. Já é um clássico, por exemplo, desmentir fake news sobre saídas temporárias de Natal (chamadas erroneamente de indulto de Natal e com números errados).

No caso da mensagem de hoje, há, no mínimo, duas informações que merecem correção. A primeira é em relação aos números. Ao contrário do que apontam as mensagens, não haverão “58 mil presos nas ruas da sua cidade”. Isso porque não há qualquer previsão de soltura desta quantidade de presos em algum lugar do Brasil no Dia das Mães.

No Maranhão, por exemplo, serão 828. Não há números oficiais de outros estados. Mas, por exemplo, São Paulo teve 37 mil liberações temporárias no Natal de 2022. O número não deve ser diferente. Logo, não temos nenhuma cidade com essa quantidade de liberações descritas na mensagem.

O segundo erro é, de certa forma, carregado de um certo preconceito. Não é possível garantir (por sinal, é pouco provável) que todo mundo que vai para a “saidinha de Dia das Mães” resolve sair assaltando por aí. Apesar de, infelizmente, existirem casos de presos que cometeram crimes durante saídas temporárias, essa não é a regra. É a exceção.

Por isso, podemos cravar a mensagem que aponta que 58 mil presos vão estar na rua de sua cidade para “assaltar” como um boato. Os números não são estes em nenhuma cidade do Brasil e não é verdade que todos saem “para realizar crimes por aí”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm