Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 37 mil detentos vão sair para roubar no indulto de Natal #boato

37 mil detentos vão sair para roubar no indulto de Natal #boato

37 mil detentos vão sair para roubar no indulto de Natal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O indulto de Natal já começou e 37 mil detentos vão sair às ruas para roubar durante as festas de fim de ano.

Todos os anos, o período de Natal traz uma série de mensagens com informações erradas e que, de certa forma, carregam um preconceito consigo. Nos textos, é dito que as pessoas deveriam se preparam para o que chamam de “indulto de Natal”.

De acordo com o texto, 37 mil presos teriam que ir para as ruas porque o indulto de Natal previa. Com isso, eles sairiam para roubar e as pessoas teriam que tomar cuidado redobrado. Leia a mensagem que circula online:

ATENÇÃO Vão estar nas ruas para passar o Natal e o Ano Novo, mais de 37 mil criminosos que ganharam o direito de indulto de Natal Fiquem em alerta, não fiquem conversando no portão de casa, seja breve ao entrar ou sair do carro e moto, se atentem quando estiverem entrando ou saindo de casa, só faça uso do celular em local seguro, cuidado com distrações, acredite…não dê sopa para o azar e para a malandragem.

Saidinha Temporária dos Presos 4ª Saída – 06h de 23/12/2022 Até 14h de 03/01/2023. Cuidado com Veículos nas Ruas Observe movimentos estranhos Cuidado com seus Pertences Pessoais em área de Compras com muitas pessoas próximas Cuidado com Portas, Portões abertos Evite deixar Veículos pernoitar na Rua Evite deixar Equipamentos e Bikes de forma visível na Garagem Vai viajar peça para seu Vizinho ou alguém de confiança tirar correspondência e panfletos dos Portões e ficar atento aos Movimentos Deixe um número de emergência se caso for necessário ser acionado Feliz Natal e um espetacular Ano Novo 

37 mil detentos vão sair para roubar no indulto de Natal?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história em 2022 se espalhar entre redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta para a saída de 37 mil para o indulto de Natal para roubar.

Os textos que circulam online erram em, pelo menos, dois quesitos: a nomenclatura e a generalização de que “todos estão saindo para roubar”. A confusão está entre os termos indulto de Natal e saidão de Natal. Relembre o que escrevemos sobre isso:

Agora, o principal. Não sei se você notou, mas não utilizamos o termo indulto de Natal em nenhum momento durante a nossa explicação. Isso acontece porque o termo certo para esse tipo de processo é saída temporária. No caso, o termo certo é saída temporária de Natal.

Como mostra esse texto, há diferenças entre indulto de Natal e saída temporária de Natal. A saída temporária (também chamada de saidão) é um benefício previsto por lei que garante a chance para presos no regime semiaberto (ou seja, eles já saem às ruas) a chance de passar certas datas fora da prisão. Quem define as datas e quem está contemplado no saidão são a Justiça e os Estados.

O indulto é algo que ocorre em âmbito federal. Ele nada mais é do que uma espécie de perdão presidencial concedido a presos que tenham alguma condição especial (como doença grave), bom comportamento e não tenham praticado crimes hediondos. Neste ano, ainda não há a definição de quantos serão os beneficiados.

Além disso, falar que todos saíram para roubar é uma generalização injusta. Dados do saidão do Natal do ano passado apontam que não é 100% que não volta para a cadeia. No Distrito Federal, 1.869 presos tiveram acesso ao benefício e apenas 22 não voltaram no ano passado. No Rio, o dado foi pior: de 1.300 liberados, 533 não voltaram para o presídio.

Resumindo: além de errar na nomenclatura do termo, a mensagem que circula online é preconceituosa no sentido de apontar que todos os detentos saem para roubar. Trata-se de uma fake news que todo o final de ano circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: