Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Restaurante Galeto’s entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social em SP #boato

Restaurante Galeto’s entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social em SP #boato

Restaurante Galeto's entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social em SP, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O restaurante Galeto’s entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social em São Paulo. A franquia, com mais de 50 anos de história, não resistiu à quarentena.

O isolamento social, mesmo sendo a melhor maneira de deter a Covid-19, traz uma sombra de incertezas para comerciantes de todo o país, que temem grandes prejuízos de suas empresas por causa da pandemia.

E enquanto o governo não oferece medidas para amenizar o impacto para empresários e empreendedores, há quem esteja preocupado com a possível falência de lojas e outros estabelecimentos e, inclusive, espalhando correntes para ajudar esse grupo tão importante na economia, até mesmo quando nada aconteceu ainda.

É o nosso caso de hoje. Uma publicação dá conta de que o tradicional restaurante Galeto’s, em São Paulo, entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social. Um vídeo que está sendo compartilhado mostra uma das unidades do estabelecimento fechada supostamente no Shopping Eldorado e, de acordo com o homem que fala enquanto filma tudo, a franquia deve fechar também nos demais shoppings da cidade. Confira, a seguir, a transcrição do vídeo e as versões do texto original da publicação que está rodando online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição: “Olha aí o retrato do país. Ainda nem voltou e já acabou a história do Galeto’s, de 50 anos. Olha a situação. Vai fechar todas, em todos os shoppings. Aqui é o Shopping Eldorado”. Versão 1: Restaurante Galetos, quebraram e estão fechando os restaurantes em todo país

Versão 2: Aeee turma do “fica em casa”… espero que a água não bata na bhunda!!! 😐 É com muita tristeza que recebo a notícia de empresas falindo e fechando suas portas. Galetos, 50 anos nos shopping e restaurantes na cidade de São Paulo fecha suas portas. Essa loja era no shopping El Dorado. Versão 3: Acabou a história do Galetos, foram 50 anos de prosperidade e 6 meses para a falência. Fique em casa quando isso acabar não teremos pedra sobre pedra.

Restaurante Galeto’s entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social em SP?

O vídeo viralizou rapidamente e foi compartilhado especialmente por internautas contrários ao isolamento social. Mas será mesmo que o restaurante Galeto’s entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social em São Paulo? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem que está sendo espalhada carrega todas as características de fake news: é vaga (não oferece mais informações sobre a suposta falência do restaurante), alarmista (tem o intuito de persuadir as pessoas a deixarem o isolamento social), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de agora que “brotam” na internet histórias falsas sobre “falência por causa do isolamento social”. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários boatos do tipo, como o que dizia que as Lojas Renner teriam falido e fechariam todas as unidades do país por causa da quarentena; outro que apontava que a rede atacadista Makro teria fechado as portas no Rio de Janeiro por causa da pandemia e isolamento social; ou, ainda, que o Ceasa de Belo Horizonte estaria desabastecido devido à quarentena.

Além disso, assim como nesses casos, descobrimos que o vídeo do Galeto’s fechado também foi retirado do contexto. De fato, a unidade que fica no Shopping Eldorado foi desmontada porque os shoppings estão fechados. No entanto, uma rápida busca sobre o assunto já desmente essa história de falência.

Ao entrarmos no site oficial do restaurante, é possível ver que toda a franquia está funcionando temporariamente via app e delivery, seguindo as orientações do governo de São Paulo para evitar aglomerações de pessoas durante a pandemia do coronavírus:

“Seguindo as orientações do governo referente a evolução do COVID-19 (coronavírus) no país, estamos atendendo somente delivery nas seguintes unidades: Apenas Delivery: Galeto’s Consolação Galeto’s Chácara Santo Antônio Galeto’s Lapa Faça seu pedido online”.

Por fim, ao procurarmos por mais informações na conta oficial do Galeto’s no Instagram, achamos a seguinte resposta do restaurante a um dos clientes em uma postagem:

“Olá, tudo bem? Esta notícia não é verdade. Nossas unidades estão fechadas por conta da quarentena, e depois iremos reabrir, talvez não todas. Estamos atendendo normalmente no delivery. Não estamos encerrando todas as atividades”.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o restaurante Galeto’s entrou em falência e fechou as portas por causa do isolamento social em São Paulo não é verdadeira. O estabelecimento informou em seu site e perfil nas redes sociais que está fechado temporariamente por causa do decreto do governo, mas continua atendendo normalmente via delivery.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B