Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Prefeitura de Maricá nega que esteja dando aula de ideologia de gênero e educação sexual para crianças de 7 e 8 anos; denúncias não têm provas

Prefeitura de Maricá nega que esteja dando aula de ideologia de gênero e educação sexual para crianças de 7 e 8 anos; denúncias não têm provas

Prefeitura de Maricá está dando aula de ideologia de gênero e educação sexual para crianças de 7 e 8 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A prefeitura de Maricá resolveu ensinar ideologia de gênero e educação sexual para crianças de 7 e 8 anos em escolas. É um escândalo.

  Análise

Não é de hoje que políticos se aproveitam de questões sensíveis relacionadas à sexualidade de crianças para ganhar projeção. Pelo que temos visto, isso parece ter ocorrido na cidade de Maricá (RJ).

Muitas publicações em redes sociais estão apontando que a prefeitura de Maricá resolveu começar a dar aula de “ideologia de gênero” e educação sexual para crianças de 7 e 8 anos de idades. Mais do que isso, elas teriam “ensinado técnicas” para adultos às crianças. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: *A comprovação do fato, de que o Desgoverno do PT de Maricá-RJ vem obrigando absurdamente às crianças de 7 anos, das escolas da Cidade de Maricá-RJ, a terem aulas de Ideologia de Gênero e Orientação Sexual…*

Versão 2: *São crianças de até 9 anos, que estão atrasadas na sua educação normal, pois nem sequer ainda aprenderam a LER e ESCREVER, mas já estão sendo OBRIGADAS pelo PT, sem o consentimento dos pais, a aprenderem sobre assuntos sexuais, impróprios para crianças…*

Versão 3: Nas Escolas de Maricá, governo do PT, crianças estão recebendo aulas com orientação sexual e ideologia de gênero sem os consentimento dos pais. Versão 4: Ideologia de gênero nas escolas, sendo ensinada para crianças de 7, 8 anos de idade, em Maricá.

As mensagens circularam na internet junto a vídeos de pessoas da cidade fazendo a suposta denúncia. Em nenhum momento são apresentadas provas das tais aulas. Em um dos casos, é apresentado um vídeo de crianças e adolescentes com um celular perguntando a colegas sobre a orientação sexual deles.

Na parte da checagem, vamos responder a algumas questões. Uma delas é se a Prefeitura de Maricá está dando aulas de ideologia de gênero e educação sexual para crianças de 7 e 8 anos. A segunda é se há provas que a prefeitura de Maricá promoveu algum ensinamento de “coisas impróprias” para crianças. A terceira é o que podemos falar sobre ideologia de gênero, educação sexual e o vídeo de crianças na escola.

Checagem

A Prefeitura de Maricá está dando aulas de ideologia de gênero e educação sexual para crianças de 7 e 8 anos?

Não há provas disso. Os vídeos não passam de relatos anedóticos de pessoas que são, claramente, da oposição ao executivo da cidade. Não há relato de data, quem era o palestrante/professor ou mesmo como é o conteúdo.

Para completar, a prefeitura de Maricá classificou o conteúdo como falso. Em nota ao Boatos.org, a assessoria do órgão nos enviou duas notas:

A Prefeitura de Maricá informa que não há e nunca houve aulas com essa temática destinada aos alunos da rede de ensino de Maricá. É uma informação falsa e grave, pois se trata de uma estratégia de divulgação de fake news.

A Prefeitura de Maricá esclarece que não há conteúdo de educação sexual para crianças de 7 e 8 anos de idade na rede municipal de ensino e nenhum estudante é exposto à iniciação precoce ao tema. Toda a proposta pedagógica segue alinhada às diretrizes do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, sendo trabalhada na faixa etária adequada e estipulada por estas diretivas, sempre na perspectiva de combate à violência, gravidez precoce e doenças.

Há provas que a prefeitura de Maricá promoveu algum ensinamento de “coisas impróprias” para crianças?

Mais uma vez, não há qualquer comprovação. Há dois pontos que corroboram com a classificação do conteúdo como “boato”. Um deles está no protesto de pessoas da própria comunidade escolar citada. Outro está no fato de nada de concreto ter ocorrido desde as primeiras denúncias, na época das eleições de 2022.

O que podemos falar sobre ideologia de gênero, educação sexual e o vídeo de crianças na escola?

Já falamos algumas vezes que não existe um termo defendido pela esquerda chamado ideologia de gênero. Esta é uma falácia criada por conservadores para denominar movimentos de defesa de minorias. O termo foi inventado pela direita e por ela circula. Relembre o que escrevemos aqui sobre o assunto:

Primeiro, porque o termo “ideologia de gênero”, além de errado, é preconceituoso. Segundo, porque o termo surgiu de uma ideia delirante de alas conservadoras que acreditam que, ao falar sobre questões de gênero e orientação sexual, crianças e adolescentes pudessem ser influenciados a serem homossexuais ou transexuais (como se isso fosse possível!). O termo começou a ser utilizado no final dos anos 1990 e ganhou força ao longo das eleições de 2018. Estudiosos afirmam que o uso do termo tem como objetivo assustar a sociedade, causando um “pânico moral”, e que ele não tem reconhecimento algum dentro da Ciência.

Quanto à educação sexual, trata-se de uma disciplina necessária para a conscientização de crianças e adolescentes em relação aos riscos e responsabilidade envolvendo o sexo. Não se trata de “ensinar a fazer sexo” (isso tem outros nomes e não se aprende na escola). Trata-se da prevenção de doenças, gravidez indesejada e até abusos. Esta página tem detalhes.

Sobre o vídeo, claramente se trata de uma atividade extraclasse no qual crianças (não de 7 ou 8 anos) saíram pelo pátio da escola perguntando se os colegas eram héteros, gays ou bissexuais. Não tem nada a ver com aulas ou tarefas.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer prova de que a prefeitura de Maricá esteja promovendo “ideologia de gênero” ou aulas impróprias para crianças de 7 ou 8 anos. As mensagens que estão viralizando carecem de provas e a própria pasta desmentiu a história.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm