Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Pneus com DOT com mais de cinco anos pode gerar multa em blitz da polícia #boato

Pneus com DOT com mais de cinco anos pode gerar multa em blitz da polícia #boato

Pneus com DOT com mais de cinco anos gera multa em blitz, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – A polícia está parando carros para conferir o DOT dos pneus. Se a validade for de mais de cinco anos, uma multa será aplicada na blitz. 

O que não falta na internet é gente falando sobre a indústria das multas e “absurdos” que seriam causados por ela. A mais nova história que está circulando por aí aponta para o que seria uma nova “obra da indústria das multas”.

A polícia estaria parando carros em blitz para multar quem estiver com o pneus com mais de cinco anos de fabricação. Isto ocorreria por conta do DOT (um código) dos pneus. Um dos conteúdos que vimos foi em um vídeo. Leia trechos da transcrição dele:

Mas gente, agora eles começaram com esse negócio. Eu vou explicar a você porque tantos carros e tem gente botando fogo pelo nariz. Porque estão prendendo o carro do povo, pneu tudo certinho e o pior, todo documentado, o carro todo documentado licenciado 2023. Para não abrir documento certinho, detoriado, abre a bola, abre porta-mala lá. Pronto, agora vem a dor de cabeça. Quando você abre o porta-mala do carro, eles vão olhar uma coisa no pneu que você, eu tenho certeza, gente, que assim como eu, muito eu não vou dizer todo mundo, não vou generalizar, mas muita gente não sabia disso.

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

Quando você abre o porta-mala do carro, ele vai direto no DOT do pneu. O DOT do pneu. O DOT do pneu, gente, é onde tem a da a semana. Porque não é por mês, tá, não é por mês, um, dois, três, até o décimo segundo. Não é por semana da primeira semana do ano até a última semana do ano. Então, exemplo, se for a primeira semana do ano, é 01. 01, não tem barra, é 01 23. DOT 01 23.

O detalhe nesse vídeo aqui que eu quero explicar para vocês está exatamente no tal do DOT. Se no seu DOT vai lá, corre no teu step e vê lá se o teu DOT tá escrito assim ó, 12, que é a décima segunda semana do ano, e tá escrito assim ó, é 2010 e 15, que seja 2015. Ele já tá com oito anos de uso. Ah, mas esse pneu é novinho, eu nunca usei também, realmente novinho. Você pode até mostrar nota fiscal. Se tem mais de cinco anos, for parado numa blitz, pelo menos aqui no Rio de Janeiro estão fazendo essa covardia e tem muita gente com carro rebocado.

E eu acredito que não habita um carro que tá com 5 anos, entendeu, com 5, 6 anos, ele, eu acredito que ele não vão fazer nada. Multa cinco pontos na carteira, é grave, tá, e mais R$195 de multa, da apreensão do veículo. […]

Análise da mensagem que circula online

O conteúdo circulou, principalmente, por um vídeo que está circulando na internet (principalmente Youtube, redes que compartilham o link ou no WhatsApp). Ele tem algumas das principais características de boatos na internet. É vago, extremamente alarmista (até porque mexe com o bolso do cidadão), não cita qualquer fonte confiável que comprove a história do DOT e, ainda por cima, pede compartilhamento.

Regras de trânsito e anúncios de multas “bombásticas” são comuns quando falamos em fake news na internet. Já desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam que o governo havia atualizado os valores das multas (com coisas exorbitantes), que iria multar quem dirigia sem máscara e, ainda, sobre uma “nova regra do bafômetro”.

Com o que vimos, algumas perguntas foram suscitadas. 1) O que é o tal DOT do pneu. 2) A polícia está barrando pneus com mais de cinco anos de DOT do pneu? 3) A polícia pode realizar o tal procedimento?

O que é o tal DOT do pneu?

A sigla significa Department of Transportation (departamento de transporte) e dá algumas informações sobre o pneu fabricado. Uma das mais relevantes está em quatro algarismos que indica a semana (de 1 a 52) do ano e o ano de fabricação do pneu. A informação é importante porque as empresas dão, normalmente, cinco anos de garantia para o componente.

A polícia está barrando pneus com mais de cinco anos de DOT do pneu?

Apesar do vídeo e de relatos em mensagens soltas, a premissa carece de provas. Não há qualquer informação mais precisa sobre a tal regra em blitz da polícia ou do Detran. Ou seja: não há qualquer prova de que a polícia esteja multando carros com pneus com mais de cinco anos de fabricação.

A polícia pode realizar o tal procedimento?

Mesmo se fosse verdade, a ação seria ilegal. Não há qualquer previsão no Código de Trânsito Brasileiro de ilegalidade de pneus baseada na data de fabricação. As regras para os pneus perpassam pelo estado, a forma que ele está gasto e milímetros. Logo, qualquer ação do tipo por parte de órgãos fiscalizados seria ilegal e passível de recurso.

Vale apontar que há controvérsias sobre o prazo de cinco anos do pneu. Esta matéria, por exemplo, aponta que o pneu (apesar de não estar na melhor das condições após cinco anos) pode ser utilizado em até (no máximo) dez anos após a fabricação. 

Resumindo: não há qualquer comprovação de que a polícia esteja aplicando multas para pneus com mais de cinco anos de uso. Se isso está ocorrendo, a ação é passível de recurso. A informação sobre o DOT é real, as a história que a permeia não é (para dizer o mínimo) “bem assim”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: