Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Pessoas e cachorro levam choque e morrem eletrocutados em rua de Barra Mansa (RJ) #boato

Pessoas e cachorro levam choque e morrem eletrocutados em rua de Barra Mansa (RJ) #boato

Pessoas e cachorro levam choque e morrem eletrocutados em rua de Barra Mansa (RJ), diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Vídeo que mostra o momento em que um cachorro leva um choque e morre eletrocutado enquanto pessoas estão caídas foi gravado no bairro Colônia Sto. Antonio, em Barra Mansa (RJ).

Todo mundo sabe que a energia elétrica é algo muito perigoso e que, infelizmente, tragédias, periodicamente envolvendo choques acontecem. E um dos vídeos do tipo está circulando na internet aponta para um caso que teria ocorrido no Rio de Janeiro.

Um vídeo (que não será exibido aqui) mostra duas pessoas caídas após serem eletrocutadas por um fio de alta tensão. No vídeo, um cachorro passa pelo local, sofre um choque e, imediatamente cai no chão. Junto ao vídeo, há a descrição de onde ocorreu o acidente. Teria sito no bairro Colônia Santo Antonio, em Barra Mansa (RJ). Leia duas versões do texto que circula online:

Versão 1: Aconteceu agora pouco no bairro colônia, Sto. Antonio em Barra Mansa RJ, qdo se deparar com fio sobre o leito da rua, principalmente em dia de chuva, desvie e avise imediatamente a companhia de energia e o corpo de bombeiros, o mais rápido possível.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Pessoal pelo amor de Deus, se a caso se deparem com fiação caída na rua principalmente com chuva não passem perto, não pensem que é brincadeira. Olha o que houve hj na Colônia Santo Antonio em Barra Mansa pessoas sendo eletrocutadas

Pessoas e cachorro levam choque e morrem eletrocutados em rua de Barra Mansa (RJ)?

Então… é fato que o vídeo (que, por sinal, expõe as pessoas de forma desnecessária) é acompanhado de um alerta correto e é real. Mas, para fins de esclarecimento, temos que apontar que o caso em questão não ocorreu no bairro Colônia Santo Antonio, em Barra Mansa (RJ).

A mensagem já ajuda a nos deixar desconfiados. O texto que acompanha o vídeo tem características de boatos online como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis que apontem onde ocorreu a tragédia.

Além disso, não é de hoje que vídeos são acompanhados de informações erradas, por assim dizer, geograficamente. Ontem mesmo, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que apontava que técnicos da Cedae estavam fazendo mergulhos com a ajuda de um balde.

Após este briefing, resolvemos fazer uma busca pelo caso para descobrir se, de fato, ocorreu em Barra Mansa (RJ). Nada encontramos. Ao buscar por informações sobre casos similares e por imagens baseadas em prints de trechos do vídeo, descobrimos que o caso ocorreu em outro lugar.

Como aponta esta matéria do g1, o caso ocorreu no dia 21 de dezembro de 2021 na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Informações do Corpo de Bombeiros apontam que três pessoas morreram e que o rompimento dos fios se deu, provavelmente, por uma sobrecarga nos fios. Apesar do vídeo não ser muito animador em relação ao cachorro (provavelmente, ele morreu também), não há qualquer informação sobre o que aconteceu com ele.

Resumindo: apesar de o vídeo ser real, o caso do cachorro que foi eletrocutado enquanto se aproximava de vítimas de um choque elétrico não ocorreu no bairro Colônia Santo Antonio, em Barra Mansa. O caso ocorreu em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso