Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que haja um perfume chamado Cheiro da Morte sendo usado por bandidos

É falso que haja um perfume chamado Cheiro da Morte sendo usado por bandidos

Perfume Cheiro da Morte está sendo utilizado por bandidos em assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Bandidos estão utilizando um perfume chamado cheiro da morte para dopar pessoas e realizar assaltos.

Análise

Está voltando a circular na internet um alerta relacionado a uma “nova técnica de assalto” por parte de bandidos. De acordo com mensagens que circulam na internet, um perfume chamado “Cheiro da Morte” estaria utilizado em assaltos.

A técnica seria a seguinte: eles estariam em estacionamentos de supermercados, rodoviária, terminais e outros lugares colocando um papel com o tal perfume para dopar as pessoas e realizar os roubos. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Informativo de segurança CHEIRO DA MORTE ATENÇÃO!!! Caso você seja abordado nos estacionamentos (Extra, Assai, Makro, Walmart, Carrefour, Atacadão, Rodoviária, Terminal, Pontos de Ônibus, Americanas, Shoppings) por uma pessoa oferecendo perfume em papel para cheirar, *NÃO CHEIRE*!
Trata-se de um um NOVO golpe e uma NOVA forma de roubo!!!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Esse papel está com uma droga muito forte que te fará desmaiar; aí eles aproveitam para roubar, sequestrar, estuprar e até matar. São papéis iguais aos das perfumarias! *NÃO ACEITEM* Encaminhe essa mensagem para seus amigos e familiares e *SALVE UMA VIDA*! Fonte: texto adaptado de mensagem enviada pelo Departamento de Polícia Civil. 28/fev/2024

Checagem

A fake news não é nova e nem é a primeira vez que está sendo desmentida no Boatos.org. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que há alguém distribuindo o tal perfume “Cheiro da Morte” para realizar assaltos? 2) O que já falamos sobre fakes relacionados ao perfume Cheiro da Morte? 3) O que fazer se você estiver em uma situação como a descrita?

É verdade que há alguém distribuindo o tal perfume “Cheiro da Morte” para realizar assaltos?

Não. Na realidade, se trata de uma fake news que o Boatos.org desmente desde a sua fundação. Nos últimos tempos, o perfume (que era genérico) ganhou o nome de Cheiro da Morte. A última vez que o conteúdo foi desmentido em 2023. Relembre o que escrevemos sobre o assunto no próximo tópico.

O que já falamos sobre fakes relacionados ao perfume Cheiro da Morte?

Ao contrário do que aponta a mensagem, não se trata de um “novo golpe”. Na realidade, é um boato dos mais antigos. Tanto que já desmentimos a mesma versão da história citando o Walmart, um que fala da Burundanga, um que fala em “perfume na Penha” e outro genérico sobre perfume. Como o desmentido desses casos se aplica ao de hoje, lembre-se do que escrevemos.

Nota-se que o texto tem todas as características básicas de um hoax na internet. Ele é alarmista (usa os termos “atenção” e “urgente” logo no início), pede compartilhamento ao final do texto, tem alguns erros de português e pontuação (até que não tanto quanto outros boatos) e não cita muitas fontes. Só esses pontos já serviriam para cravar que a história é falsa.

Para além disso, o Jornal Extra fez uma matéria apontando que a própria Polícia Civil do Rio de Janeiro desmente qualquer caso de estuprador que utiliza perfumes para estuprar mulheres. De acordo com a matéria que está no site do jornal, as delegacias dos locais citados no boato desmentem totalmente a história.

Vale dizer que a história está circulando há anos na internet e não há qualquer indício de um caso como esse. Por fim, o próprio modus operandi apontado na mensagem não faz muito sentido. Por que os bandidos ficariam no mesmo lugar (estacionamento do Assaí) todos os dias? Eles logo seriam pegos se fizessem isso.

O que fazer se você estiver em uma situação como a descrita?

Talvez você não deva se preocupar tanto assim com perfume. Porém, dependendo da região que você estiver, é preciso tomar cuidado com, por exemplo, estacionamentos em lugares ermos (principalmente à noite). Em suma: independentemente de perfume ou não, é bom tomar os cuidados de sempre.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja um perfume chamado Cheiro da Morte que está sendo utilizado por bandidos para assaltos. Não é a primeira e nem a última vez que vamos desmentir esta fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).