Boato – Grupo de motociclistas cruzam o cânion do rio Poti, entre os estados do Ceará e Piauí, aponta vídeo compartilhado na web.
Nas redes sociais não é difícil encontrar vídeos virais sobre os assuntos mais variados possíveis e até, inimagináveis. O universo é vasto (quase infinito), além dos vídeos de gatinho e tutoriais, o acervo conta com diversos boatos.
O último deles aponta para a paisagem do cânion do rio Poti. O vídeo mostra belíssimas paisagens e o passeio de um grupo de motociclistas próximos a um cânion. Segundo a descrição, trata-se do cânion do rio Poti, na Serra da Ibiapaba, localizado entre o Piauí e o Ceará. Leia o que diz o texto:
Confira o desmentido em vídeo:
Paisagem do *Cânion do Rio Poti,* Serra da Ibiapaba, na divisa Ceará x Piauí (Crateús / Buriti dos Montes.) Não precisamos sair do Brasil pra contemplarmos belas paisagens.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Vídeo mostra passeio de moto no cânion do rio Poti, entre o Ceará e Piauí?
Se você, assim como quem compartilhou o vídeo, achou que as imagens eram do cânion do rio Poti, pode ir tirando seu cavalinho da chuva porque nem tudo nessa história é real. Entenda os porquês.
Antes de começar, saiba que um cânion é uma espécie paredão formado a partir de processos erosivos e esculpido principalmente por rios. Pois bem, o cânion do rio Poti é um fenômeno criado pela passagem do rio Poti por uma fenda geológica situada na Serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará. O cânion se estende pelos municípios de Crateús, no Ceará, Castelo, Buriti dos Montes e Juazeiro, no Piauí.
Voltando ao boato, apesar de lindas, as imagens não são do cânion do rio Poti. A própria descrição já levanta suspeitas. O motivo está nas características da mensagem que é vaga, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. O histórico de boatos sobre o assunto também não deixa a desejar. Por aqui, no Boatos.org, já surgiram balelas envolvendo Mar de Santos, Petrópolis e Mongólia.
Não precisamos ir muito longe: alguns leitores do Boatos.org no WhatsApp mataram a charada. Na verdade, as imagens são do cânion de Uccho, no Vale do Rio Cañete, no Peru. O cânion de Uccho possui uma formação rochosa advinda de montanhas da Cordilheira dos Andes, diferente do cânion do rio Poti, que é formada por planalto, planícies e depressões. Ao buscar pelas imagens, encontramos vídeos com o cenário peruano e, ao comparar com o cânion do rio Poti, percebemos que é diferente. Confira no vídeo:
Por fim, o Coar (projeto de fact-checking no Piauí) também desmentiu a informação. Segundo o site, o vídeo está fora de contexto e, na verdade, mostra o cânion Uchco, localizado no Peru.
Resumindo: as imagens não são de um passeio de moto no cânion do rio Poti, entre o Ceará e Piauí. As imagens e as paisagens, de fato, são belíssimas e reais, mas não mostram o cânion do rio Poti. Ou seja, tudo #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2M3r9Bt |