Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Oficina de automaquiagem para mulher com câncer está sem nenhuma inscrita #boato

Oficina de automaquiagem para mulher com câncer está sem nenhuma inscrita #boato

Boato – Projeto que oferta oficina de automaquiagem para mulheres com câncer acontece no dia 30 de julho, mas está sem nenhuma inscrição.

O trabalho de organizações não governamentais (ONGs) ajudam muitas pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o mundo. Os tipos de trabalho são diversos: sobre saúde, economia, questões sociais etc.

O fato é que esse tipo de instituição colabora para melhorar a qualidade de vida de muita gente. Entretanto, a falta de divulgação e até mesmo de recursos acaba prejudicando o alcance desse tipo de trabalho.

E, de acordo com uma publicação nas redes sociais, o projeto ‘De Bem com Você’ está sem nenhuma inscrição para uma oficina de automaquiagem para mulheres com câncer. Após a aula, as mulheres ainda ganhariam um kit para praticar em casa o que aprenderam durante a oficina. A mensagem pede para que o projeto seja divulgado. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Preciso muito de apoio para divulgação da nossa próxima oficina que vai acontecer em 30 de julho e não temos inscritos! Não vamos deixar um projeto tão bacana morrer! São aulas de auto maquiagem para mulheres em tratamento de qualquer tipo de câncer. Elas aprendem o básico e ainda ganham um kit para poder levantar sua auto estima. Já são 4 anos esse projeto gratuito e está precisando de pessoas que divulguem. Desde já grato!!!”.

Oficina de automaquiagem para mulher com câncer está sem nenhuma inscrita?

A informação pegou de surpresa muitas pessoas e criou um clima de comoção. Com isso, a história já foi compartilhada diversas vezes na internet e continua sendo replicada entre diversas pessoas. Mas será que a oficina de automaquiagem para mulheres com câncer está realmente sem nenhuma inscrição e o projeto está ameaçado? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, é possível perceber que o próprio texto apresenta características de fake news online: é alarmista (pois enfatiza o caso de nenhuma inscrição), pede por compartilhamentos e não cita nenhuma fonte confiável. A mensagem apenas dá as informações e apresenta uma imagem com os respectivos endereços e telefones do projeto em todo o Brasil.

Vale ressaltar que esse tipo de história não é nenhuma novidade na internet. Vez ou outra, esse tipo de mensagem começa a circular nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas delas, como o caso da Faetec ser fechada por conta da baixa adesão no vestibular. Ou ainda a história da escola especializada em crianças autistas, em São Gonçalo (RJ), que estaria fechando as portas por falta de procura.

Resolvemos, então, buscar por mais informações na internet e foi aí que descobrimos toda a verdade. O projeto ‘De Bem com Você’, de fato, existe e funciona há cerca de 8 anos. Ele faz parte da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Entretanto, também descobrimos que a mesma mensagem já circulou nas redes sociais em anos anteriores. Ou seja, a história vem sendo ‘requentada’ há algum tempo.

Por fim, após a proporção que o boato alcançou, a própria ABIHPEC fez questão de se manifestar e desmentir toda a informação. De acordo com um comunicado emitido pela Associação, a suposta oficina que aconteceria no próximo dia 30 de julho sequer existe. Além disso, a ABIHPEC pede para que as pessoas parem de compartilhar o boato.

O De Bem Com Você – A Beleza Contra o Câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC, gostaria de esclarecer que informações divulgadas sobre a falta de pacientes em nossas oficinas não são verdadeiras. A suposta oficina em 30 de julho também não acontecerá. Nosso programa atua em parceria com hospitais, ONGs e entidades – instituições que se responsabilizam pela captação de participantes. Em 2018, atendemos mais de 6 mil mulheres em cerca de 500 oficinas – contando com o auxílio de 250 maquiadores voluntários.

Além disso, em março deste ano, o De Bem Com Você inaugurou seu próprio espaço no bairro da Pompéia, em São Paulo (SP), onde vem realizando oficinas para mulheres inscritas pelo site do Instituto Quimioterapia & Beleza – parceiro do Instituto ABIHPEC . Pedimos que essa nota seja compartilhada, justamente para evitar que a falsa informação se espalhe. Continuamos de portas abertas às mulheres em tratamento contra o câncer, certos de que nosso projeto poderá auxiliá-las nessa fase, melhorando sua autoestima. Se você é paciente oncológica e tem interesse em participar, informe-se em seu local de tratamento se o De Bem com Você é um projeto social parceiro.

Em resumo: a história que diz que a oficina de automaquiagem para mulheres com câncer do projeto ‘De Bem com Você’ está sem nenhuma inscrição é falsa! Histórias envolvendo pedidos de compartilhamento de projetos com suposta baixa adesão não são novidade na internet. Além disso, a própria associação responsável pelo projeto já se pronunciou sobre o caso. Em nota, ela afirmou que a suposta oficina que aconteceria no dia 30 de julho não existe. Por fim, a ABIHPEC pede para que os usuários não compartilhem mais a história (que também já circulou em outros anos nas redes sociais). Fim de papo. O caso não passa de balela! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.