Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Escola especializada em autismo de São Gonçalo (RJ) está vazia por falta de procura #boato

Escola especializada em autismo de São Gonçalo (RJ) está vazia por falta de procura #boato

Boato – Fotos mostram escola especializada no ensino de crianças autistas, em São Gonçalo (RJ), vazia por falta de procura por parte da população. 

Há algum tempo, muito se falava em disputa por vagas em creches e escolas públicas, onde a procura acabava (quase sempre) excedendo o número de vagas disponíveis nas instituições de ensino.

Mas não faz muito tempo, diversas publicações nas redes sociais passaram a divulgar histórias de instituições que estariam prestes a fechar as portas por conta da baixa adesão. E, hoje, a história não é muito diferente.

De acordo com postagens nas redes sociais, uma escola especializada em crianças autistas, em São Gonçalo (RJ), estaria vazia. As mensagens pedem para que os usuários compartilhem o texto e divulguem as vagas da instituição. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“Preciso da ajuda de vcs para divulgar uma escola de autismo que tem em SG e que está vazia, é da Prefeitura, está toda equipada mas não tem procura. Falta divulgação. Se puderem repassar. Meus amigos compartilhem por favor”.

Escola especializada em autismo de São Gonçalo (RJ) está vazia por falta de procura?

A informação deixou muita gente sensibilizada com a situação e, por isso, já conta com diversos compartilhamentos. Mas o que pouca gente se perguntou é se essa história de que uma escola especializada em crianças autistas, em São Gonçalo (RJ), está vazia é real. A resposta? Não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, (muito) alarmistas, possuem erros de português e pedem por compartilhamento.

Além disso, a mensagem até cita uma fonte confiável: o site da prefeitura de São Gonçalo. Entretanto, ao clicar no link, você percebe que a notícia apenas informa sobre o início do processo seletivo e a inauguração da creche.

Vale ressaltar que sempre que uma instituição abre processo seletivo, esse tipo de história surge e viraliza nas redes sociais. Para tirar todas as dúvidas e esclarecer de uma vez por toda essa história, resolvemos entrar em contato com a Prefeitura de São Gonçalo. Em nota, a prefeitura afirmou que, após uma semana da abertura das inscrições, 200 crianças já foram cadastradas para participar do sorteio das 100 vagas disponíveis na instituição.

Após uma semana de inscrições abertas, cerca de 200 crianças já estão cadastradas para participarem do sorteio que dará direito à efetivação da matrícula no Centro de Referência Municipal em Autismo de São Gonçalo. Serão oferecidas 70 vagas para os alunos matriculados na Rede Pública Municipal e 30 para as demais redes (estadual e privada). Também haverá um cadastro reserva com 100 vagas, sendo 50 para os alunos da Rede Pública Municipal.

Em resumo: a história que diz que uma escola especializada em autismo, em São Gonçalo (RJ), está vazia é falsa! Além de histórias desse tipo sempre aparecerem durante a abertura de processos seletivos, a própria prefeitura de São Gonçalo desmentiu a informação. Na realidade, a creche possui 100 vagas e, até o momento, 200 crianças já estão inscritas para participarem do sorteio das vagas. Por fim, as fotos utilizadas nas publicação são do dia da inauguração da escola. Ou seja, nada de baixa adesão (uma vez que, por ora, a creche já possui 2 crianças por vaga no processo seletivo). Portanto, não compartilhe! A história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.