Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Nova greve dos caminhoneiros começa na segunda-feira e será mais violenta #boato

Nova greve dos caminhoneiros começa na segunda-feira e será mais violenta #boato

Boato – Todos os caminhoneiros do Brasil se organizam para uma nova greve a partir de segunda-feira. Manifestação será mais intensa, violenta e vamos entrar em estado de sítio. Estoquem alimentos!

Já faz cerca de um mês que a paralisação nacional dos caminhoneiros se encerrou. Mesmo assim, ainda é possível de se perceber algumas consequências da greve que durou cerca de 10 dias. Uma delas é no abastecimento (principalmente de gás de cozinha). Outra é na continuidade da negociação sobre o preço mínimo do frete. Uma terceira são nas fake news.

Na semana seguinte ao fim da greve, alguns grupos insatisfeitos por diversos motivos (nem todos relacionados à classe) anunciaram que fariam uma nova greve. Isso foi o suficiente para a internet entrar em estado de pânico. Aqui no Boatos.org explicamos que se tratava de um grupo pequeno e que não haveria greve “geral”. Muita gente duvidou da nossa apuração. Mas foi só esperar o dia “prometido” para saberem que estávamos certos.

Pois bem, a história se repete. Bastou uma associação anunciar que vai organizar uma nova greve a partir de 25 de junho de 2018 para diversos áudios se espalharem no WhatsApp. Resumidamente, os áudios anunciavam uma nova greve, mais intensa e violenta, falavam do possível estado de sítio no Brasil e pedia para as pessoas estocarem alimentos e combustível (a mesma ladainha de sempre). Leia a transcrição de um dos áudios:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Oi gente. Eu tô gravando um áudio aqui sem nome, para quem eu tô mandando, porque eu quero mandar o mesmo áudio para todo mundo. Eu tô dirigindo. Nós estamos aqui, eu e Andrea, estamos aqui em Minas Gerais na divisa com a Bahia. Eu não vou conseguir descarregar o caminhão antes de segunda por causa do feriado e já estamos avisados: a greve vai voltar ,vai parar tudo de novo, agora de forma ainda mais intensa e mais violenta, já vou dizer, do que a anterior.

Domingo meia noite não vai passar mais ninguém. Então minha palavra para você e tô mandando para todo mundo esse mesmo áudio, todo mundo que se interessa, que me acompanhou nesses dias aí se preocupou comigo e com a Andrea e tô mandando para todos vocês. Se tem carro, enche o tanque deixa o tanque cheio, vai no mercado faz a comprinha para casa deixa as coisas em casa e se prepare: não viaje de segunda para frente porque não vai passar ninguém. Promessa de pessoal, não vai passar nem carro pequeno porque o Michel Temer acabou de vetar em Brasília o que ele tinha prometido para o Caminhoneiro. Agora é guerra, certo?

Então eu já fui avisado. Não queria isso. Tô chateado porque eu queria descarregar carregar e para casa e eu sei que eu não vou conseguir nem descarregar então tô avisando vocês se preparem todos vocês e se a coisa for como eu tô pensando o Brasil vai estar em vai entrar em estado de sítio. Já quase entrou dessa vez. Nessa agora vai ser pior. Eles já falaram que só vão liberar depois que tiver tudo registrado no Diário Oficial. Não vai ser que nem essa vez que confiança no temer nas promessas. Estou só avisando não sou eu. Estou só passando que informação é quente é séria e a coisa está grave. Quem tem fé, ore a Deus por que a situação é pior do que todo mundo pensa.

Nova greve dos caminhoneiros começa na segunda-feira e será mais violenta?

A junção da promessa de nova paralisação e os áudios que estão circulando na internet está assustando as pessoas. Mas será mesmo que haverá uma nova greve dos caminhoneiros a partir de segunda-feira (25)? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de tudo, façamos uma ressalva. De fato, uma associação afirmou que deve organizar uma nova paralisação justamente por causa da questão do frete mínimo. Não é a primeira vez que a associação tenta convocar caminhoneiros para uma paralisação. Ela tentou, sem sucesso, no início do mês.

Ao contrário de quem está com medo do caos, resolvemos pesquisar sobre o tamanho que teria essa paralisação e descobrimos que ela não tem adesão das associações e sindicatos que lideraram a grande greve nacional do mês passado (como a Unicam, Abcam e CNTA). Elas continuam, até o momento, em negociação com o governo. Ou seja, mesmo que alguém pare, não há indícios de que a paralisação cause grande impacto (nada de ser mais “intensa”).

Mas e os áudios catastróficos? Simples, eles não atuais. Você notou que o sujeito fala que não conseguiu descarregar “por causa do feriado”? Pois é. O áudio foi gravado justamente para alertar sobre a paralisação do início de junho (a desmentida aqui e que estava “marcada” para depois do feriado de Corpus Christi). Isso vale para tantos outros áudios que estão viralizando no WhatsApp.

Resumindo: antes de sair correndo em pânico para os postos de gasolina e mercados (os donos dos estabelecimentos devem adorar isso), saiba que a mobilização para uma nova paralisação dos caminhoneiros é pequena e que os áudios que anunciam “violência”, “estado de sítio” e “estoquem alimentos” sequer falam de uma situação futura. Não criemos pânico. É só boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: